Além de Goiânia, outras 8 unidades do órgão pelo interior do estado também precisam das bolsas de sangue.
Fonte: G1goiás
O Hemocentro de Goiás, em Goiânia, realiza uma campanha para incentivar a doação de sangue antes e durante o carnaval. Nessa época do ano, em geral, os estoques diminuem, enquanto a demanda aumenta, principalmente pelo aumento de acidentes nas estradas. Nos próximos dias, a unidade móvel do órgão estará em locais diferentes para receber as doações (veja locais abaixo).
Uma ação para de orientação – onde também poderão ser feitas doações – será realizada nesta sexta-feira (14), das 8h às 16h, no Sesc do Setor Faiçalville. Lá também serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão.
A campanha também busca doadores para as unidades do Hemocentro no interior do estado, nas cidades de Catalão, Ceres, Rio Verde, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.
Todos os meses, as nove unidades do Hemocentro em Goiás têm uma demanda média de 3,1 mil bolsas. Porém, em determinadas épocas do ano, como o carnaval, essa meta às vezes não é alcançada. A queda nas doações nesses períodos é em torno de 40%.
Os tipos de sangue com maior demanda e também disponibilidade são aqueles dos grupos A e O positivos. Já os mais raros são os do fator RH negativo.
O Hemocentro calcula que se ao menos 4% da população brasileira doasse sangue, não haveria déficit nos estoques.
Unidades móveis
Além das instalações físicas, o Hemocentro também possui uma unidade móvel, que vai até determinados lugares para fazer a coleta de sangue. Para solicitá-lo, é preciso fazê-lo com 30 dias de antecedência pelos telefones (62) 3201- 4101/4573 ou pelo email hemocentro.captacao@idtech.org.br. É necessário ter ao menos 100 candidatos para doação.