Governo decretou ponto facultativo na segunda
Fonte: AR
Hospitais da rede pública estadual instalados em Goiânia funcionarão em regime de plantão durante ponto facultativo de segunda-feira (23/5) e no dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Goiânia (24/5). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência.
Funcionarão a urgência e emergência do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), Hospital da Mulher (Hemu – antigo HMI), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na capital.
Na segunda-feira, os atendimentos ambulatoriais do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) funcionam normalmente, das 7h às 19h. Na terça não haverá atendimento ambulatorial, permanecendo normal o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos.
No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), os procedimentos e atendimentos da internação, ambulatório e centro cirúrgico serão realizados normalmente, atendendo a demanda da instituição. O HDS atenderá somente pacientes que necessitam de curativos e cuidados paliativos.
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão no fim de semana, no ponto facultativo e feriado, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e covid-19, das 8h às 16h. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na quarta-feira (25/5).
Doação de sangue
Na segunda-feira, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz funciona normalmente das 8h às 18h, para doações de sangue e consultas ambulatoriais. Na terça-feira, a unidade permanece fechada, retornando com o atendimento normal na quarta-feira. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site.
A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), na segunda-feira, trabalhará em regime de plantão, na dispensação somente para os pacientes agendados. Na terça-feira, a unidade deve interromper suas atividades, retornando na quarta-feira.
A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 3201-2200.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.