Jornal do Peninha

Opinião e informação

Hospitais estaduais em Goiânia funcionam em regime de plantão no feriado

Governo decretou ponto facultativo na segunda

Hospitais da rede pública estadual instalados em Goiânia funcionarão em regime de plantão durante ponto facultativo de segunda-feira (23/5) e no dia de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Goiânia (24/5). A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência.

Funcionarão a urgência e emergência do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), Hospital da Mulher (Hemu – antigo HMI), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na capital. 
Na segunda-feira, os atendimentos ambulatoriais do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) funcionam normalmente, das 7h às 19h. Na terça não haverá atendimento ambulatorial, permanecendo normal o atendimento dos pacientes internados e regulados para a unidade, bem como a realização das cirurgias de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos. 
No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr Henrique Santillo (Crer), os procedimentos e atendimentos da internação, ambulatório e centro cirúrgico serão realizados normalmente, atendendo a demanda da instituição. O HDS atenderá somente pacientes que necessitam de curativos e cuidados paliativos. 
O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão no fim de semana, no ponto facultativo e feriado, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e covid-19, das 8h às 16h. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos estarão suspensos e voltarão à normalidade na quarta-feira (25/5).
Doação de sangue
Na segunda-feira, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz funciona normalmente das 8h às 18h, para doações de sangue e consultas ambulatoriais. Na terça-feira, a unidade permanece fechada, retornando com o atendimento normal na quarta-feira.  O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site.
 
A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), na segunda-feira, trabalhará em regime de plantão, na dispensação somente para os pacientes agendados. Na terça-feira, a unidade deve interromper suas atividades, retornando na quarta-feira. 
A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 3201-2200. 
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa aos profissionais de saúde e ao público em geral orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.