Jornal do Peninha

Opinião e informação

Hospital de Campanha da Prefeitura de Goiânia começa a funcionar

Unidade conta com 30 leitos de UTI

Fonte: AR

O Hospital de Campanha da Prefeitura de Goiânia já poderá  receber pacientes com a Covid-19 a partir desta segunda-feira (6/4). O anúncio foi feito pelo prefeito Iris Rezende. De início serão disponibilizados 30 leitos de UTI com equipamentos de última geração, inclusive com o serviço de telemedicina, que permitirá o monitoramento do paciente até mesmo fora do quarto. Um outro benefício desse serviço é que os profissionais de saúde da unidades poderão falar sobre Covid-19 com autoridades e especialistas de todo país. 
Mais de 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais de áreas de apoio atuarão na unidade de saúde, montada no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC).  
Os equipamentos para esta primeira etapa de atendimento já estão sendo instalados na unidade, assim como os profissionais contratados passam por treinamento intensivo. A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (FUNDAHC) destaca que a capacitação dos colaboradores é feita rigorosamente e constantemente a cada nova contratação e mudança nos protocolos e fluxos de atendimento apresentados pelo Ministério da Saúde e demais autoridades competentes.
Já está sendo finalizada a montagem de 10 dez leitos pediátricos, que serão entregues na sequência para atender pacientes com idade abaixo de 18 anos, assim como as enfermarias de apoio às duas UTIs. Até o final de maio, o HMMCC contará com 60 leitos, sendo 50 entre UTIs adulto e pediátrico, e as outras 10 de enfermarias de apoio às UTIs. 
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Fátima Murue, que fez vistoria no local na manhã de hoje,  a unidade tem capacidade de expandir até 186 leitos. “É uma instituição que irá prestar um grande serviço à população, disse a secretária.