Jornal do Peninha

Opinião e informação

Jovem com síndrome rara luta por vaga na UTI do CRER, em Goiânia

André Ferreira está na UPA do Jardim Curitiba 

AR
Um jovem de 30 anos, em tratamento contra uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza pela degeneração progressiva, e irreversível, do tecido muscular, luta por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia. Ao Jornal A Redação, a irmã de André Ferreira de Sousa contou que há três dias o rapaz segue internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.  “O estado de saúde é delicado, visto que ele respira com a ajuda de aparelhos e se alimenta por sonda”, explicou Alinne Rodrigues. 
Diagnosticado com distrofia muscular de Duchene, André faz acompanhamento fisioterápico no Crer desde 2002, quando a unidade foi inaugurada. Na última quarta-feira (25/10), porém, ele sentiu fortes dores no peito e precisou ser levado, às pressas, para a rede municipal de saúde. “Lá eles alegaram que meu irmão está com ar nos pulmões. Que precisamos transferí-lo para uma UTI especializada o mais rápido possível.”

A intenção da família é buscar ajuda junto ao Ministério Público de Goiás (MPGO) e Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) , esperando que os órgãos acionem a Justiça com um requerimento em que pedem que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) consiga a vaga na UTI do Crer ou em alguma unidade de saúde que se equipare ao centro de reabilitação.

A luta da família é antiga. De acordo com Alinne, a partir dos 7 anos o rapaz começou a ficar mais debilitado, e aos 10 anos e 6 meses, parou completamente de andar, passando a depender de uma cadeira de rodas para se locomover. “Os anos foram passando e o cenário, piorando. Hoje ele depende 100% dos meus pais, que cuidam dele de uma forma que eu não sei explicar, é muita dedicação e devoção”.
A reportagem solicitou posicionamento do Crer mas, até o momento do fechamento da matéria, não obteve retorno.