Jornal do Peninha

Opinião e informação

Jussara lidera denúncias de informações falsas na campanha, em Goiás

Aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral, Pardal recebe reclamações de todo o País desde 27 de setembro

Francisco Costa Do Mais Goiás

O município goiano de Jussara, a 226 quilômetros de Goiânia, é o que tem o maior número de denúncias sobre informações falsas ou distorcidas na campanha deste ano em todo o Brasil. São nove até esta sexta-feira (2).

Os números são divulgados pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começou a funcionar no último domingo (27) – e que já foi usado no pleito passado. Em Goiás, são 72 denúncias ao todo, todas de propaganda eleitoral. No Brasil, até o momento, são 2.967.

A população de Jussara, segundo o último censo (2010) é de 19.153 pessoas. Surpresa ou não, é no interior que ocorrem mais denúncias. Goiânia teve três, até esta data, e tem 1,296 milhão de habitantes, segundo o mesmo recorte.

Além de Jussara, outras cidades já registraram algumas reclamações. São elas: Bela Vista (7), Anápolis (6), Catalão (5), Luziânia (5) e Aparecida de Goiânia (4). Com três denúncias cada, Aragarças, Novo Gama e a capital.

As cidades com duas denúncias foram: Abadia de Goiás, Edéia, Goianésia, Itumbiara, Nova Crixás, Piracanjuba, Senador Canedo e Águas Lindas. Já Alexânia, Alto Paraíso, Aragoiânia, Caldas Novas, Goiatuba, Hidrolândia, Ipemeri, Moiporá, Mutunópolis, Pirenópolis e Quirinópolis só receberam uma reclamação, cada.

Objetivo

O Pardal, que pode ser baixado em smartphones e também acessado no site do TSE, tem como intuito acelerar a apuração de possíveis crimes eleitorais. Com isso, as informações podem ser levadas diretamente aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Até o momento, o campeão de denúncias no País é Jauru, no Mato Grosso: 49. Já o Estado com maior número é São Paulo, com 586 registros, seguido de Pernambuco, com 382. Tocantins, por sua vez é o ente federativo com menos queixas: 5. Vale lembrar, o Distrito Federal não tem eleição esse ano.

Contra as fake news

Justiça eleitoral liberou, ainda, o site Fato ou Boato, que, na verdade, é uma coalização de checagem de fatos. O site tem como parceiros portais de fact checking conhecidos como Lupa, Estadão Verifica, E-Farsas, ComProva, Aos Fatos, Boatos.org e mais.

“Essa iniciativa integra o Programa de Enfrentamento a Desinformação nas Eleições 2020, que atualmente mobiliza mais de 50 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia”, diz justificativa do site.