Jornal do Peninha

Opinião e informação

Lira diz não ver espaço para reajuste a servidores mesmo com aprovação da PEC dos Precatórios

Nesta semana, em viagem ao Oriente Médio, presidente Jair Bolsonaro disse que governo poderá dar reajuste a todos os servidores caso a proposta seja aprovada no Congresso.

Por Luiz Felipe Barbiéri e Elisa Clavery, g1 e TV Globo — Brasília

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quinta-feira (18) desconhecer o espaço fiscal mencionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para dar reajuste a servidores públicos se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Congresso.

Em viagem ao Bahrein nesta semana, Bolsonaro afirmou que o governo avalia conceder reajuste para “todos” os servidores públicos se a matéria for aprovada (vídeo abaixo).

Bolsonaro diz que servidores públicos federais podem ter reajuste, se PEC dos precatórios for aprovada
Bolsonaro diz que servidores públicos federais podem ter reajuste, se PEC dos precatórios for aprovada

Enviada pelo governo em agosto, a PEC dos Precatórios parcela o pagamento dos precatórios (dívidas da União reconhecidas pela Justiça). O Palácio do Planalto quer a aprovação da matéria como forma de gerar recursos para bancar o Auxílio Brasil, programa social criado para suceder o Bolsa Família.

O texto já passou pela Câmara (vídeo abaixo) e ainda depende de aprovação do Senado. O governo afirma que, se aprovada, a PEC abrirá espaço de R$ 91,6 bilhões no orçamento.

Câmara aprova, em segundo turno, a PEC dos precatórios

 

 

 

 

 

 

 

Câmara aprova, em segundo turno, a PEC dos precatórios

O presidente da Câmara disse esperar que o “portfólio” de custos apresentado pela equipe econômica seja mantido para preservar o acordo e as discussões realizadas no plenário da Câmara

“Eu não me lembro pelo menos — a não ser que esteja errado — de que tenha nenhum tipo de espaço para dar aumento a funcionários naquela proporção da abertura de espaço orçamentário”, declarou.