Jornal do Peninha

Opinião e informação

“Lula é o câncer maior da sociedade”, diz Caiado

Governador participou de evento em Goiânia

“Lula é o câncer maior da sociedade. Porque é exatamente essa pedalada social que levou o Brasil a essa situação, em que os governantes assaltaram os cofres públicos, e a sociedade hoje é duramente penalizada pela falta de saúde, educação, segurança e de oportunidades de emprego para os jovens”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. A declaração foi dada pelo governador Ronaldo Caiado um dia depois do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido solto da sede da Polícia Federal em Curitiba. Durante entrevista coletiva na manhã deste sábado (9/11), quando assinou ordem de serviço para a instalação de 130 quilômetros de rede de esgoto no Jardim Nova Esperança, em Goiânia, Caiado criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que a prisão de pessoas condenadas pela Justiça só deve ocorrer após o esgotamento de todos os recursos possíveis. 
“Decisão do Supremo tem que se cumprir, mas foi uma frustração muito grande. Mas acredito que o Congresso Nacional vai agir rapidamente na aprovação de uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] colocando a segunda instância como suficiente para que o condenado cumpra a pena preso”, complementou o governador. Ao lado dele, para a solenidade de início das obras de saneamento na Região Noroeste, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, afirmou que “as pessoas cometeram crimes horríveis, roubaram o povo e, de repente, vem uma decisão como se não tivesse acontecido nada”. “Os poderes constituídos nesse País têm que tomar cuidado com certas decisões, porque o povo brasileiro pode colocar fogo nesse País a qualquer momento”, disse.
Segundo o prefeito Iris Rezende, há mais de 20 anos, a população do Nova Esperança sofre com o mau-cheiro das fossas e os governos passados não faziam nada porque não tinham voto dessa região. “Quero te agradecer, governador, por sua responsabilidade e porque Goiânia está incluída em seu projeto de governo. O senhor é um homem diferente. Em menos de um ano, está trazendo a rede de esgoto pra cá, coisa que nenhum governante passado fez”, sublinhou.
Saneamento 
A ordem de serviço assinada pelo governador e pelo prefeito prevê a instalação de 130 quilômetros de rede de esgoto em pelo menos oito bairros da Região Noroeste: Jardim Nova Esperança, Setor Cândida de Moraes, Santos Dumont, Parque Industrial Paulista, Jardim Clarissa, Vila Regina, além de parte do Jardim Petrópolis e do Residencial 14 Bis. 
Os investimentos totalizam quase R$ 18 milhões, sendo oriundos do Orçamento Geral da União, com contrapartida do governo estadual. O sistema de esgotamento sanitário vai atender a 12 mil residências, o equivalente a quase 35 mil pessoas. As frentes de serviços começam imediatamente e têm prazo para serem concluídas em 18 meses.
“O saneamento é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida para as pessoas. Atua na prevenção de doenças, valoriza imóveis, dá dignidade a população”, frisou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. Ele informou ainda que estão em andamento melhorias e a ampliação nas duas grandes estações de tratamento da capital, e que Goiânia, hoje, já é atendida em 93% com coleta de esgoto. “E já está em licitação uma obra que vai beneficiar mais pessoas ainda, na Região da Bacia do Caveirinha”, acrescentou.