Prefeito de Goiânia está em Milão
AR
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, visitou nesta quinta (17/4) a Empresa Milanesa de Serviços Ambientais (Amsa, em italiano), referência mundial em gestão de resíduos e serviços ambientais em Milão, na Itália. A empresa utiliza 100% dos resíduos municipais para a reciclagem ou produção de energia.
“Aqui é lixo zero. Todo lixo que entra é aproveitado, com 67% de reciclagem. É muita coisa. Estamos fazendo o nosso aí de 4% ou 5%, então estamos jogando muito material fora e enchendo nossos aterros. Aqui não tem aterro. Aqui, todo o lixo é processado, transformado em energia e adubo. Não existe aterro, e nós vamos acabar com esse de Goiânia também”, prevê Mabel.
O prefeito conheceu a sala de controle da operação, que foi criada nos últimos anos juntamente com um software de gestão dedicado para o controle dos caminhões em coleta. No local, há um telão com a localização em tempo real de todos os caminhões em serviço, espalhados pela cidade. “Todos os controles são feitos desta sala. Há 290 caminhões compactadores em Milão”, acompanhou o prefeito.
Além disso, Mabel também visitou o grande galpão de logística, onde os caminhões chegam da coleta e distribuem os dejetos de acordo com a sua destinação.