Jornal do Peninha

Opinião e informação

Material encontrado em Anápolis não emite radiação, diz Corpo de Bombeiros

Análise detalhada ainda será realizada

Fonte: AR

O material encontrado no quintal de uma residência em Anápolis não emite radiação. É o que afirma equipe do Corpo de Bombeiros acionada para a ocorrência de “possível produto perigoso” concentrado dentro de uma estrutura de concreto. Com apoio de técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), foi realizada uma verificação no material com aparelho FAG, que detecta o potencial de radiação.

Ainda segundo os bombeiros, mesmo após a análise inicial apontar o caráter não radiológico do material, a caixa será levada para a sede da CNEN, que fica em Abadia de Goiás, para uma verificação mais “detalhada”. O local é o mesmo onde cápsulas do acidente radioativo do Césio-137 foram levadas.

Césio 137
A notícia de um possível material radioativo na cidade de Anápolis causou pânico entre os moradores da Vila Santa Isabel, que têm relacionado a situação com o acidente com o Césio-137, registrado em Goiânia em 1987. Na ocasião, o manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.