Jornal do Peninha

Opinião e informação

Maurílio morreu de choque séptico, diz médico

Por Danielle Oliveira, g1 Goiás

Cantor Maurílio morre em hospital de Goiânia
Cantor Maurílio morre em hospital de Goiânia

O médico Wandervam Azevedo informou que a causa da morte do cantor Maurílio foi um choque séptico, que é uma infecção generalizada e causa falência múltipla dos órgãos. O artista formava dupla com Luiza e se tratava em um hospital de Goiânia.

“Ele piorou desde ontem [28]. Trocamos o antibiótico e o corpo não respondeu. Hoje [29], continuamos com o aumento de remédios, mas ele teve falência múltipla de órgãos: rins, pulmão, fígado e, por último, o coração”, explicou o médico.

Aos 28 anos, ele estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar. Mais cedo, um boletim médico informou que ele teve piora no quadro clínico nas últimas 12 horas.

O médico que o acompanhava, Wandervan Azevedo, informou que ele teve três paradas cardíacas e precisou ser sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Maurílio, da dupla com Luiza — Foto: Reprodução/Instagram

Maurílio, da dupla com Luiza — Foto: Reprodução/Instagram

Veja o histórico de internação de Maurilio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maurílio Delmont Ribeiro, que faz dupla com Luiza, Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Luiza e Maurílio

Dupla Luiza e Maurílio durante apresentação — Foto: Reprodução/Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dupla Luiza e Maurílio durante apresentação — Foto: Reprodução/Instagram

Maurílio Ribeiro nasceu em Imperatriz, no Maranhão. Ele e Luiza, que é natural de Belo Horizonte (MG), formam uma dupla sertaneja desde 2016, quando a cantora foi passar as férias na cidade natal dele e o chamou ao palco para cantar com ela durante o aniversário de uma amiga em comum.

A dupla canta o sucesso “S de Saudade”, que tem participação de Zé Neto e Cristiano

Música 'S de Saudade' é um dos grandes sucessos de Luiza e Maurílio

Entenda doença que matou cantor

O tromboembolismo é uma palavra que reúne dois conceitos, conforme explica o médico cardiologista Maurício Prudente. De acordo com ele, a palavra “trombo” significa coágulo, sangue coagulado. Já “embolia” é uma espécie de corpo estranho que se movimenta pelo sangue.

“Quando a gente junta os dois, a gente está dizendo que teve um coágulo que se movimentou para um lugar indesejado. Com isso, podemos ter embolia cerebral, embolia cardíaca, embolia pulmonar, embolia renal, embolia nos membros”, afirmou.

Conforme o especialista, o tromboembolismo pulmonar, geralmente, é causado por coágulos procedentes dos membros inferiores, das pernas, que se deslocam pelas veias e vão até o pulmão, trajeto normal do sangue.

“Chegando no pulmão, se ele for de um tamanho expressivo, ele faz uma obstrução nas artérias que levam o sangue para ser oxigenado. Com isso, a consequência quase imediata é uma parada cardiorrespiratória”, explica.

Ainda conforme explica o cardiologista, o tromboembolismo pulmonar pode acometer pessoas com problemas vasculares, principalmente, varizes nos membros inferiores.

“Pessoa que está acamada por um tempo prolongado, um pós operatório de uma cirurgia ortopédica, por exemplo. E também em pessoas com predisposição a doenças que tendem a formar coágulos”, afirma.

Segundo o médico, um tromboembolismo pulmonar maciço é uma doença gravíssima que pode levar à morte.