Herbert Alencar
Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira (5), o prefeito Maycllyn Carreiro apresentou um balanço das ações voltadas à causa animal no município. Acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Laura Bernardino, e representantes do CEPAM e da Câmara Municipal, o prefeito celebrou a marca de mais de 760 animais castrados durante o ano de 2025.
O avanço nas políticas de bem-estar animal foi possível após um intenso trabalho de reestruturação. No início da gestão, a prefeitura recebeu o Centro de Especialidades em Proteção Animal (CEPAM) sem as devidas autorizações do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para a realização de castrações. Após as adequações necessárias, o órgão foi devidamente regularizado em agosto, permitindo o início dos procedimentos oficiais.
Inscrições para famílias do CadÚnico começam em fevereiro
O grande destaque do anúncio feito pelo prefeito é a expansão do programa para atender animais domésticos de famílias em situação de vulnerabilidade. Até então, o foco das ações eram os animais de rua e os mantidos por protetores independentes.
A partir de fevereiro, a prefeitura abrirá oficialmente as inscrições para castração destinadas aos animais de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa busca fortalecer o controle populacional e prevenir o abandono no município.

Maycllyn Carreiro ressaltou que a medida faz parte de um planejamento de longo prazo para a saúde pública e o cuidado animal. “É um trabalho eficiente, que dá resultado. Não é imediato, mas será um resultado eficaz para os próximos meses e anos”, afirmou o prefeito durante o vídeo.








