Jornal do Peninha

Opinião e informação

Ministério faz postagem racista com macaco em alusão ao barco do Brasil na abertura das Olimpíadas, tira do ar e lamenta

Com a repercussão negativa, o ministério divulgou uma nota para lamentar a postagem e admitiu que foi racista. Conteúdo foi retirado do ar logo depois, mas ficou publicado tempo suficiente para que prints circulassem pela web

Por Vinícius Cassela, g1 — Brasília

O Ministério do Esporte fez uma postagem racista nesta sexta-feira (26) ao citar o barco da delegação do Brasil na abertura das Olimpíadas de Paris.

A conta oficial do ministério na rede social X postou a imagem de um chimpanzé dirigindo um barco com a mensagem: “Todo mundo aguardando o nosso barco”, com a bandeira do Brasil fechando a frase.

O conteúdo foi retirado do ar logo depois, mas ficou publicado tempo suficiente para que prints circulassem pela web. Veja abaixo:

Postagem racista do Ministério dos Esportes do Brasil nas redes sociais — Foto: Reprodução

Postagem racista do Ministério dos Esportes do Brasil nas redes sociais — Foto: Reprodução

Com a repercussão negativa, o ministério divulgou uma nota para lamentar a postagem e admitiu que foi racista (veja a íntegra ao final desta reportagem).

O ministério afirmou ainda que a imagem é incompatível com os valores que defende.

“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, continuou a nota oficial.

O texto não informa, porém, se o responsável pela postagem foi demitido.

Íntegra da nota

Veja toda a nota publicada pelo Ministério do Esporte após a postagem racista:

O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva.

Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente.