Jornal do Peninha

Opinião e informação

Morre o 11º paciente transferido com Covid-19 de Manaus para Goiás Homem de 43 anos estava internado na UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia desde 18 de janeiro.

Ao todo, 49 moradores do Amazonas foram transferidos para a Goiás.

Morreu na noite de domingo (7) o 11º paciente transferido com Covid-19 de Manaus para Goiás. Ele se trata de um homem de 43 anos que estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap), na Região Metropolitana da capital, desde 18 de janeiro

A morte foi confirmada às 20h41 pela equipe médica, de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (8) pela unidade hospitalar. Dos 14 pacientes que deram entrada no hospital em 18 janeiro, cinco morreram e seis receberam alta médica.

De acordo com o boletim médico divulgado às 10h, outros três pacientes – duas mulheres e um homem – seguem internados no Hmap:

  • 1 paciente está entubado na UTI (estado gravíssimo) em ventilação mecânica;
  • 2 pacientes estão na enfermaria em uso de oxigênio com baixo fluxo.

O Hospital das Clínicas de Goiânia também recebeu pacientes com Covid-19 vindos de Manaus. Ao todo, foram 35 pacientes, sendo que seis morreram e 19 tiveram alta. O boletim divulgado nesta segunda, às 16h, mostra a situação dos internados na unidade:

  • Enfermaria: 7 pacientes
  • UTI: 3 no total, 1 em ventilação mecânica (entubado)

Colapso e transferências

Devido ao colapso no sistema público de saúde em Manaus, hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes precisaram ser transferidos para outros estados, como Goiás.

Ao todo, 49 pessoas foram internadas no estado, sendo 48 transferidos em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a esposa de um dos pacientes, que estava com sintomas da Covid-19 e viajou por conta própria até Goiânia em busca de tratamento.

A transferência dos pacientes aconteceu em duas etapas. Na primeira, no dia 18 de janeiro, o HC recebeu 19 deles. Já o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) acolheu 14 pacientes. Na segunda etapa, foram 16 pessoas, que chegaram a Goiânia no último dia 29 e foram levadas para o HC.

Mortes: