Jornal do Peninha

Opinião e informação

Mortalidade por covid-19 mais que dobra no intervalo de uma semana em Goiás

Número do Estado é o 2º maior do País

Goiás registrou a segunda maior taxa de mortalidade pela covid-19 ao longo da terceira semana deste ano, entre os dias 16 e 22 de janeiro. Os dados foram divulgados no último fim de semana pelo Ministério da Saúde, em boletim epidemiológico semanal. O Estado mais do que dobrou o número entre a segunda e a terceira semana do ano – a taxa saltou de 0,6 para 1,3 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Apenas Mato Grosso está à frente de Goiás, com mortalidade de 1,5 (por 100 mil hab.) entre 16 e 22 de janeiro. Apesar disso, a segunda colocação nacional é dividida por outras três unidades federativas, além dos goianos: Santa Catarina, São Paulo e Roraima. Ao todo, o Estado de Goiás registrou 93 mortes pelo vírus, segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 16 e 22 de janeiro.

Neste final de semana, inclusive, os goianos chegaram à marca de 25 mil vidas perdidas em consequência da doença provocada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Com o avanço da variante Ômicron, o Estado também vê um salto no número de casos registrados. São mais de 1 milhão de infectados desde o início da pandemia.

O crescimento registrado na comparação entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 é mais alarmante ainda. No último mês do ano passado, foram cerca de 15 mil casos notificados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Um mês depois, a pasta estadual contabilizou pelo menos 72 mil novas infecções: um aumento de quase 400%.