Jornal do Peninha

Opinião e informação

MP denuncia secretário de Saúde e duas enfermeiras por desvio de vacina contra Covid-19 em Santa Rita do Novo Destino

Promotor aponta que foram imunizadas pessoas ligadas à administração municipal. Alguns deles foram identificados irregularmente como profissionais da saúde no sistema de controle da vacinação.

Fonte: G1 GO

O Ministério Público denunciou o secretário de Saúde, Marcelo Gomes de Moraes, e outras duas enfermeiras por desvio em vacinas contra a Covid-19, em Santa Rita do Novo Destino, no norte de Goiás. Segundo as investigações, foram vacinadas pessoas ligadas a administração municipal, como irmão da primeira-dama e servidores da ativa e aposentado.

G1 não conseguiu contato com as pessoas citadas. A reportagem entrou em contato por email às 9h15 com a Prefeitura de Santa Rita do Novo Destino, mas não conseguiu um retorno devido ao final de semana.

Segundo o Plano Nacional de Imunização, deveriam ser imunizados na época, profissionais de saúde, idosos acamados e idosos acima de 90 anos. De acordo com o promotor Tommaso Leonardi, as enfermeiras, Isaura Vieira da Cunha e Ladyanne Araújo dos Santos Tosta, afirmavam que sobraram doses de vacina e que, com o argumento de não desperdiçar o imunizante, aplicaram em pessoas fora do grupo prioritário.

Foram aplicadas vacinas em quatro pessoas, entre 39 e 71 anos. Todas possuíam alguma ligação com a administração municipal. A denúncia, assinada pelo promotor Tommaso Leonardi, aponta que, para tentar esconder a irregularidade, foram incluídas informações falsas nos sistemas. Em duas situações, pessoas foram irregularmente classificadas como funcionários da saúde.

As pessoas que foram imunizadas de maneira irregular não foram indiciadas. O promotor considerou que eles se vacinaram a convite dos denunciados.

O secretário de Saúde e as duas enfermeiras foram denunciados por peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação. Além disso, a Justiça já tinha determinado o bloqueio de R$ 50 mil em bens dos denunciados.