Evento reuniu 7 mil pessoas em Salvador
Ludymila Siqueira
“Acreditem em Ronaldo Caiado, não vou desonrar o voto de vocês. Não vou desonrar o Brasil.” A declaração é do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ao lançar sua pré-candidatura à Presidência da República em um evento que reuniu mais de 7 mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador, na manhã desta sexta-feira (4/4). A escolha da Bahia para o lançamento faz parte de sua estratégia para ampliar a presença no Nordeste, região historicamente favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provável candidato à reeleição.
Como já era esperado, a principal bandeira defendida no evento, tanto por Caiado quanto por autoridades presentes, foi a da segurança pública, área que enfrenta desafios na gestão do atual presidente. O governador goiano tem se consolidado como referência no combate à criminalidade, sendo citado como exemplo por outros governadores, como o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo).
Nesse sentido, em seu discurso ao lançar sua pré-candidatura ao Planalto, Caiado defendeu que Goiás “é o Estado mais seguro do País” e que “nunca fez concessão à bandidagem”. “Nós vamos para o debate e temos condições de lutar e recuperar o Brasil. Nunca passei a mão na cabeça de bandido e quero um Brasil com maior segurança para os brasileiros, por mais que seja desafiador”, enfatizou, sendo aplaudido pelo público que lotava o espaço.
Sempre ressaltando seu respeito e sua proximidade com a Bahia (a primeira-dama Gracinha Caiado é baiana), Caiado relembrou sua trajetória política ao reforçar que está há mais de 40 anos na vida pública. “Neste tempo, não tenho nada que me desabone, graças a Deus. Sempre fui um homem fiel aos meus ideais e às convicções cristãs e, ao mesmo tempo, democrático. Sempre defendi a boa gestão e a boa prática política, que é o excelente exercício da política, não para amanhã me beneficiar dela, mas para transferir ao povo a melhor qualidade de vida que podemos oferecer”, destacou o pré-candidato à Presidência da República.
Um dos principais nomes da oposição ao governo Lula, Caiado fez inúmeras críticas ao atual governo federal e defendeu uma gestão plena. O governador de Goiás ainda afirmou que nenhum governante é capaz de administrar sozinho e que, segundo ele, “não há nada melhor do que um governo que anda de mãos dadas com as pessoas”. “Cada vez que cumprimento o presidente da Assembleia Legislativa, cumprimento a cada um dos deputados e deputadas. Nunca governo sozinho, e assim deve ser um governo eficiente”, pontuou.
Evento em Salvador
O evento que oficializou o lançamento da pré-candidatura de Caiado à Presidência da República reuniu 7 mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. Quase 130 prefeitos goianos participaram do ato político, além de deputados e representantes do setor produtivo, principalmente de Goiás e da Bahia. O evento também contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa da Bahia e do União Brasil.
Agenda intensa
Caiado embarcou para Salvador ainda na noite de terça-feira (1º/4) e tem cumprido uma agenda intensa desde então. Na quarta-feira (2/4), participou de reuniões no diretório estadual do União Brasil. Já na quinta-feira (3/4), o governador esteve na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), onde se reuniu com empresários para discutir o momento econômico do país e apresentar os avanços da economia goiana, principalmente na indústria. Também teve encontros com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), sindicalistas e lideranças locais.
Mesmo após o lançamento oficial da pré-candidatura, Caiado seguirá com agenda na Bahia. No sábado (5/4), está previsto um encontro com líderes das Igrejas Batistas do estado, na Igreja Batista de Pituba. O retorno para Goiânia está programado para domingo (6/4).