Evento foi no Palácio Pedro Ludovico
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, participou na tarde da última terça-feira (11/4) de reunião convocada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para tratar de plano de ação para prevenção de atentados em instituições de ensino. A reunião foi realizada no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia.
Com o crescente número de atentados em escolas goianas, o encontro contou ainda com representantes de órgãos de segurança e gestores públicos para discutir a segurança nas instituições. Na oportunidade, Rafael Lara afirmou que a OAB Goiás participa e acompanha efetivamente o debate junto ao Governo do Estado.
“Na reunião foram debatidas várias medidas imediatas e efetivas, com uma apresentação de projetos de lei que vão trazer mais segurança para o ambiente escolar, além de responsabilização de todos os eventuais atores envolvidos nessa mobilização de redes sociais, para garantir a proteção das nossas crianças”, destacou. Lara disse ainda que “proteger as crianças é garantir a defesa da cidadania”.
Ações imediatas
Durante a reunião, o governador Ronaldo Caiado adiantou que o Governo de Goiás vai investir na aquisição de equipamentos, ampliação do monitoramento e do serviço de inteligência policial para reforçar a segurança nas unidades de ensino da rede estadual de educação. Foi iniciada também a elaboração do plano intitulado “Operação de Enfrentamento à Criminalidade nas Escolas”, que visa a compra de aparelhos, como detectores de metais portáteis, e integra uma série de medidas a serem efetuadas na prevenção de ataques em escolas no território goiano.
“Temos de levar tranquilidade aos pais, exigir deles a responsabilidade de acompanhar as redes sociais de seus filhos e dar garantias. Vamos adquirir detectores, acionar a área de inteligência, ampliar prerrogativas de professores e coordenadores”, pontuou o governador. Caiado disse ainda que o Estado não se curvará à onda de ameaças notadas em redes sociais acerca de ataques contra jovens em escolas em Goiás e no Brasil.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, afirmou que o plano passa a valer de maneira imediata. Segundo ele, a Polícia Civil e a Polícia Militar já estão mapeando movimentações no ambiente escolar e digital. A titular da Secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli, por sua vez, celebrou os avanços da reunião. “Nós vamos, nesse momento, trazer para os servidores e os estudantes uma palavra de que tudo vai ficar bem e isso vai passar.”, explicou.
Autoridades
Também estiveram presentes na reunião o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio de Castro; e representantes do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e Ministério Público (MP).