Jornal do Peninha

Opinião e informação

Pelé fez 80 anos. Como tem sido a relação das nossas celebridades com o agro?

José Luiz Tejon para a Jovem Pan

Pelé, o Atleta do século. Sem dúvida a celebridade número 1 a nível de percepção mundial do Brasil. Neste 23 de outubro fez 80 anos. Chegamos a usar o prestígio de reconhecimento popular mundial do rei do futebol? Muito pouco, ou quase nada. Dentro do país, tivemos alguns momentos de produtos de consumo como o café Pelé. Na Agroceres fizemos uma associação dos campeões de produtividade de milho com o campeão do futebol.

Pelé apresentava os agricultores campeões com a seguinte expressão: “com a bola no pé eu sou Pelé com Agroceres na plantação você é o campeão”. Mas, mesmo a celebridade Pelé não teve a devida utilização estratégica na comunicação brasileira com o mundo. Uma distância considerável para o que o país colombiano realiza espetacularmente com o personagem Juan Valdez no café.

E outras personalidades campeãs mundiais? Maria Ester Bueno no tênis – nada. Éder Jofre no boxe, nada . Ayrton Senna, nunca usamos. E os mais jovens, Guga no tênis, a Cooperativa Aurora usa e bem. No surf Italo Ferreira campeão mundial, Gabriel Medina ex-campeão mundial, nada. Agora vamos a Revista Forbes que publicou a lista das celebridades brasileiras mais influentes a nível popular.

Neymar, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Roberto Carlos, Anitta, Maísa Silva e na lista hoje 2020, lá continua o eterno atleta do século, o rei do futebol, o nosso Pelé. O agro brasileiro precisa aprender a se comunicar nacional e internacionalmente. Com certeza temos alguma dificuldade em conversar e conquistar as nossas celebridades populares mais influentes. Se não as conquistamos dentro do país, como iremos conquistar fãs influenciadores internacionais fora do país?

Comunicação, decifra-me ou te devoro! Feliz aniversário amigo Pelé, 80 anos para sempre. Ainda dá tempo, vamos reunir celebridades brasileiras sobre as boas práticas do agro. Nesse campo temos muita gente boa.