Jornal do Peninha

Opinião e informação

Pesquisa da UFG cria exame que detecta câncer através da cera de ouvido

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram um exame que detecta o câncer e outras doenças em diferentes estágios, a partir da análise da cera de ouvido. 
O estudo foi realizado no Laboratório de Métodos de Estração e Separação (Lames), ligado ao Instituto de Química da UFG. 
Os cientistas envolvidos na pesquisa descobriram que a cera guarda o histórico do metabolismo e indica se a pessoa está saudável ou doente. 
O exame é feito a partir de uma amostra de cera coletada do ouvido, que fica armazenada em um recipiente isolado do meio externo, mantida a – 20? C, em caso de o exame ser feito em outro dia após a coleta. 
Durante a realização da pesquisa, foram analisadas amostras de 50 indivíduos saudáveis e 52 com câncer, sendo 21 carcinomas, 4 sarcomas acompanhados de carcinomas, 10 leucemias, 11 linfomas, 3 mielomas com leucemia e 3 tumores do sistema nervoso central acompanhados de carcinomas.
O resultado da pesquisa foi revelado ao universo científico após publicação do estudo na publicação especializada Scientific Reports Nature.