Jornal do Peninha

Opinião e informação

Polícia Civil de Goiás alerta para cibercrime envolvendo app COVID-19Tracker

Download é feito por meio de link

Fonte: AR

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) pede precaução contra um crime cibernético que tem sido praticado nos últimos dias. O aplicativo, nomeado COVID-19Tracker, tem sido divulgado por meio de links nas redes sociais. Segundo a Polícia, o app apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre o novo coronavírus. 

“Na verdade, é um malware (ransoware) que criptografa e bloqueia os celulares, computadores e demais dispositivos onde for instalado”, diz a divulgação da Polícia Civil. Segundo a PC-GO, o app solicita pagamento/resgate em bitcoins para liberação dos dispositivos infectados. 

“Por isso, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) orienta a população a fazer download de aplicativos somente pelas lojas oficiais (Google Play e Apple Store) e não clicar em links desconhecidos que venham a receber”, informa a instituição. 

O deputado estadual Eduardo Prado, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás, alertou sobre o crime cibertnético cometido, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais. Na reprodução, o parlamentar alerta sobre o crime de estelionato e pede precaução à população.