A Comissão Intergestores Bipartite do Secretaria de Saúde Estado de Goiás aprovou, na tarde desta terça-feira, 29, processos referentes a ações de saúde pública nos municípios do Estado. O prefeito de Morrinhos Rogério Troncoso e o secretário de André Luiz Dias Mattos, bem como os prefeitos de Caiapônia e Acreúna, Caio Lima e Edmar Neto, estiveram presentes na 9ª Reunião Ordinária. Dentre as pautas deliberadas está a habilitação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, além da Campanha de Sarampo, mestrado profissional na área da saúde e o fortalecimento das ações de ampliação de cobertura vacinal da Tríplice Viral, bem como demais discussões e pactuações. O encontro reuniu centenas de servidores públicos e ocorreu no auditório do K Hotel.
“As pautas aprovadas na CIB trazem boas notícias para o nosso Estado e, principalmente, para a população que será beneficiada com as ações implementadas nos municípios”, disse o secretário André Luiz que foi para Goiânia reivindicar celeridade na regulação dos pacientes de Morrinhos que necessitam de UTI.
Segundo o prefeito Rogério, a proposta de aumento de vagas na UTI e melhorias na regulação, salvaria vidas de moradores do interior. Ele fez seu desabafo expondo a situação enfrentada pelo município. “ Gostaria de sensibilizar a todos por uma situação que assola os interiores de Goiás. Trata-se da falta de UTI e a demora na regulação. Hoje venho representar todos os prefeitos que passam por essa mesma situação. Carrego comigo a proposta de aumento de vagas levantada conforme a capacidade instalada e a média de atendimentos, informações essas preenchidas pelos gestores municipais, que lutam pela mesma causa. Precisamos intensificar os trabalhos na saúde e dar respaldo aos cidadãos”, agradeceu pela abertura e apoio do secretário de Estado, Ismael Alexandrino.
Ismael agradeceu aos representantes de Morrinhos pela participação e lembrou ainda da conversa com lideranças da Federação Goiana dos Municípios, o que permitiria a melhoria das ações desenvolvidas por meio da pasta. “Nossa estrutura está toda organizada e nós pretendemos aumentar a quantidade de vagas e também proporcionar agilidade no atendimento da população que está no interior”, disse Ismael, sensível às palavras do prefeito Rogério.