Segundo Éder Martins, animais eram criados e treinados na cidade para competirem em rinhas dentro e fora do país
Fonte: Mais Goiás
Uma das pessoas presas em São Paulo sob suspeita de participar de rinha de cães mantinha criadouro de pitbulls em Anápolis, a 50 quilômetros de Goiânia, segundo o delegado Éder Martins. De acordo com o delegado, os animais também eram mandados para “campeonatos” internacionais.
As investigações iniciaram há cerca de 20 dias quando foram apreendidos 30 cães da raça pitbull, na cidade. Os animais eram mantidos em situação de maus-tratos. A polícia também descobriu que os cachorros que morriam nas competições eram incinerados dentro de tambores. Um peruano foi preso na ação em São Paulo e, assim, foi possível descobrir que os animais eram encaminhados para outros países para participarem de tinhas.
O delegado afirma que, após confrontar informações com a Polícia Civil de São Paulo, foi possível asseverar que os animais eram do detido em Mairiporã (SP). Além de criadouro, Anápolis também servia de campo de treinamento dos animais. Um dos preso é um médico goiano Leônidas Bueno Fernandes Filho. Não se sabe, ainda, se ele que é o dono ou a participação dele no esquema.