Fomos convidados pelo prefeito eleito Joaquim Guilherme, para uma coletiva no fim da tarde desta quarta-feira: Correio Sul Goiano, Morrinhos Já e Jornal do Peninha. A íntegra da entrevista está numa gravação de vídeo (live), no Correio Sul Goiano e no Morrinhos Já e vai sair na edição impressa do Jornal do Peninha, que deverá circular na semana que vem ou na próxima. Aqui, publico pequenos trechos da entrevista coletiva.
PRIMEIROS PASSOS
– Já iniciamos o processo de transição, com três pessoas da nossa confiança e três da Prefeitura. Temos um espaço físico onde estamos examinando todos os relatórios que vão chegando. Está caminhando tudo muito bem. Se encontrarmos alguma coisa que nos cause dúvida, vamos esclarecer. Acredito que não teremos surpresas.
PROJETOS EM ANDAMENTO
– Temos aí o projeto do anel viário, que é muito importante e o asfaltamento deveria ficar pronto neste ano, mas a chuva talvez atrase alguma coisa. Nada que cause maiores preocupações. Temos obras físicas das UTIs, mas deverá ficar pronto só no ano que vem. Estamos procurando deputados que possam nos auxiliar na aquisição de equipamentos.
ORÇAMENTO
– Já estamos vendo com os vereadores e o Rogério Mandou um projeto que flexibiliza em até quarenta por cento, o que seria ótimo para nós. Porém, houve proposta de alguns vereadores para diminuir essa taxa de flexibilização para dez por cento. Mas, estamos negociando com o presidente Wellington Dias e com os vereadores, creio que isso será resolvido fácil com diálogo.
CORONAVÍRUS
– O Município tem acompanhado os decretos estaduais de enfrentamento ao coronavírus com poucas mudanças e isso é uma tarefa para nossa equipe de Saúde, que ainda não está montada. Pode ser que até assumir, já tenhamos decidido sobre essa questão. Se não, podemos reeditar os decretos existentes e aos poucos fazendo as mudanças necessárias. Temos que nos preparar para conviver com responsabilidade com esse vírus, pois pode ser que não venha uma solução tão rápido quanto precisamos. Não pretendemos, de início fechar comércio e impor regras rígidas. Me preocupa muito a questão da volta às aulas, pois ainda não há uma luz muito clara para que isto ocorra.
A DISPUTA ELEITORAL
– Nunca passei na minha vida pelo sofrimento que enfrentei nestes sessenta dias de pré-campanha e campanha. Sofri muito. Eu tinha 50 segundos de rádio; nosso Facebook e Instagram só começaram seu trabalho do meio pro fim da campanha; tivemos o problema da perda do vice; depois a Covid da Eneida; não tive apoio das máquinas do município e do estado; não tive apoio das empresas pelas quais passei – Complem e Sindicato. Mesmo assim, seguimos firmes, apanhando mas aprendendo muito. Ainda insistem com a judicialização, com os inconformados, sofrendo sucessivas derrotas, mas é democracia e cada um deve fazer o que acha que deve. Mas, não trago nenhuma dor no peito, não levo para nosso administração, nenhuma mágoa.
VITÓRIAS NA JUSTIÇA
– Desde o primeiro dia que pedi o registro da minha candidatura, já houve estas tentativas de me impedir de concorrer. Nenhum dia da minha campanha houve qualquer preocupação, pois sempre tive certeza da minha inocência. O que eu cheguei a temer foi que a população pudesse acreditar na onda de boatos e mentiras. O que eles chamaram de a maior carreata da história de Morrinhos, foi dizendo pelas mentiras sobre a legalidade da minha candidatura. Por isso hoje sou um homem realizado em todos os aspectos, pois mesmo com a avalanche de acusações sobre minha candidatura, o povo me elegeu, porque me conhece, acompanhou meu trabalho na prefeitura em dois mandatos e sabia da minha inocência, acreditava nela. A fé me fez ser feliz nesta campanha.
O TOM DO GOVERNO
– Vou ser rigoroso, vou aumentar o número de procuradores, aumentar os órgãos de controle da prefeitura. Na área do Meio Ambiente, vamos fazer um trabalho muito forte de preservação e sei que tem muita gente morrendo de medo é disso, pois são inimigos da preservação do Meio Ambiente. Tudo dentro da lei, sem perseguição.