Fonte: UOL
Numa manobra diplomática que pegou governos de diferentes países de surpresa, a Rússia aproveitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, nesta sexta-feira, para apresentar um projeto de resolução pedindo um cessar fogo humanitário em Gaza e a liberação de todos os reféns por parte do Hamas. O documento de apenas poucas linhas pede ainda a criação de um corredor humanitário.
O encontro terminou sem uma definição do órgão máximo da ONU e o Itamaraty informou que os esforços negociadores vão continuar para que um texto possa ser aprovado, nos próximos dias. A reunião havia sido convocada pelo governo do Brasil, que preside o órgão em outubro e foi comandada pelo chanceler Mauro… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/13/putin-propoe-resolucao-na-onu-por-cessar-fogo-em-gaza.htm?cmpid=copiaecola
Ao terminar a reunião, o embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, explicou que Moscou não pode aceitar o imobilismo do Conselho diante da crise. “Pedimos um cessar fogo imediato e que negociações ocorram para permitir a criação de um estado palestino”, disse. O que ele não cita é que, no caso da guerra na Ucrânia, é o veto russo que impede em grande parte qualquer ação do mesmo Conselho de Segurança da ONU.
Documento omite Hamas
O texto chamou a atenção dos diplomatas por não citar o Hamas, o que deixou uma parcela dos governos Ocidentais reticentes sobre dar um eventual apoio. Para os russos, o motivo da ausência da referência ao grupo palestino seria o fato de que a resolu… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/13/putin-propoe-resolucao-na-onu-por-cessar-fogo-em-gaza.htm?cmpid=copiaecola
Ele ainda afirmou que a crise atual é resultado da estratégia americana para o Oriente Médio, insistindo que o mundo agora “paga o preço” do comportamento da Casa Branca.
“A região está à beira do colapso”, disse. “O que aconteceu contra Israel é inaceitável e o país tem o direito de se defender”, afirmou.
Mas o russo também criticou o cerco imposto sobre Gaza. “Isso nos traz memórias de Leningrado”, disse. A proposta dos israelenses de levar uma parte da população para o sul de Gaza também é “inaceitável” aos russos. “Isso seria a criação de uma gueto”, disse.
Diplomatas Ocidentais não se comprometeram em apoiar o texto. Para a delegação britânica, há a necessidade de uma negoc… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/13/putin-propoe-resolucao-na-onu-por-cessar-fogo-em-gaza.htm?cmpid=copiaecola