Jornal do Peninha

Opinião e informação

Raquel Teixeira sobre convite para assumir Educação no RS: “Grata surpresa”

Posse deve ocorrer no dia 21 de março

Nomeada para ser a nova secretária de Educação do Rio Grande do Sul, no governo de Eduardo Leite (PSDB), Raquel Teixeira revelou ao jornal A Redação que o chamado foi uma “grata surpresa”. “Após dialogar com vários especialistas para manifestar sua vontade de trocar o comando do cargo, o governador [Eduardo Leite] contou que todos apontaram meu nome”, disse Raquel nesta quarta-feira (10/3). A posse deve ocorrer no dia 21 de março.
Atualmente, Raquel integra a equipe do governo de João Doria, na coordenação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento da Educação de São Paulo. “Não queria deixar o trabalho a meio caminho do que me propus a fazer em São Paulo”, relatou Raquel ao destacar que a mudança foi conversada e contou com o apoio do secretário de sua pasta no governo paulista. “Está tudo bem entendido.”
Sobre os desafios do novo cargo, Raquel avalia ainda ser cedo para dizer com maior precisão, mas assegurou já ter estudado dados sobre a Educação no Rio Grande do Sul. “Será necessário entender, a princípio, o impacto da pandemia da covid-19 nos alunos da rede estadual”, adianta.
Além disso, outro ponto a ser trabalhado inicialmente deverá ser o ensino híbrido no Estado, contou. Segundo Raquel, o trabalho feito com a educação em São Paulo é de alta complexidade, mas para se implantar um bom sistema na rede gaúcha será necessário diagnosticar a situação.

Raquel, que também é  professora aposentada da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi deputada federal por dois mandatos e secretária de Educação do Estado de Goiás por três vezes. Em 2018, foi candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por José Eliton.