Imunizante da Pfizer e BioNTech foi aprovado em caráter emergencial; primeira fase abrangerá idosos que moram em asilos e funcionários destas instituições
Fonte: Rádio Jovem Pan
Autoridades do Reino Unido confirmaram neste domingo, 6, que a campanha de imunização contra o novo coronavírus iniciará nesta terça-feira, 8, nos territórios da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Na quarta-feira passada, autoridades do país aprovaram o uso emergencial do imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech. Segundo o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, este será o “Dia V”, em alusão ao 8 de maio, data que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
O Reino Unido será o primeiro país ocidental a iniciar a mobilização contra o coronavírus. Na sexta, 4, a Rússia lançou um site para que a população agende pela internet o horário da vacinação. As reservas poderão ser feitas a partir de sábado, 5, pelos integrantes do grupo prioritário, que são os médicos, os assistentes sociais e os professores. O site recém-lançado informa que a vacinação gratuita se tornará disponível para os demais moradores “mais tarde”, em 70 pontos da capital. O anúncio acontece dois dias depois do presidente da Rússia, Vladmir Putin, ordenar o início na vacinação em massa no país. Os Estados Unidos podem se tornar o próximo país a liberar o imunizante na Pfizer. Representantes da farmacêutica se reunirão com membros da agência reguladora de medicamentos (FDA, na sigla em inglês) nesta semana. O Brasil já indicou que não deve comprar a vacina da farmacêutica norte-americana por exigir condições especiais de armazenamento, como temperaturas de -70ºC.