Duas infecções com a cepa já foram confirmadas
Em nota, a SES-GO explica que os pacientes, que estão em análise, chegaram de viagem recente à África e também apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação. Eles estão sendo acompanhados pelo município. O material para realização do sequenciamento genético, que identifica a cepa, foi coletado e o resultado está previsto para ser liberado na próxima terça-feira (14/12).
A pasta ainda reforçou que os cuidados com a Ômicron são os mesmos adotados para todas as demais variantes do novo conavírus. “A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%. Além disso, a vacinação é fundamental para diminuir internações e casos graves da covid-19, sendo importante que as pessoas se vacinem com a segunda dose e o reforço”, pontuou.
Casos confirmados
Confira nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra
Foram confirmados dois casos da variante Ômicron, em Goiás, neste domingo (12/12), após realização de sequenciamento genético. As mulheres são residentes de Aparecida de Goiânia e tiveram contato com viajantes oriundos de Angola, na África. Elas apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município.
– Há ainda dois casos sob investigação, em Valparaiso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal. Os pacientes chegaram de viagem recente à África e também apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são acompanhados pelo município. O material para realização do sequenciamento genético, que identifica a cepa, foi coletado e o resultado está previsto para ser liberado na próxima terça-feira (14/12).
– A SES-GO reforça que os cuidados com a Ômicron são os mesmos adotados para todas as demais variantes do coronavírus. A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%. Além disso, a vacinação é fundamental para diminuir internações e casos graves da Covid-19, sendo importante que as pessoas se vacinem com a segunda dose e o reforço.
– O Estado reforça às Secretarias Municipais de Saúde que notifiquem casos suspeitos da variante Ômicron, com envio de amostras de exames ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) para que sejam encaminhadas para sequenciamento genético e monitoramento de novos casos em Goiás.
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás