Luís Roberto Barroso visitou capital neste sábado (5) para acompanhar preparativos da votação. Eleição foi adiada na cidade devido apagão e acontece neste domingo (6).
Fonte: G1
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, visitou Macapá neste sábado (5) para acompanhar os preparativos da eleição, que será realizada neste domingo (6). Durante a tarde, Barroso foi até uma sessão eleitoral e conheceu o monumento Marco Zero.
No local, ele reafirmou a “situação regularizada” do pleito, que foi adiado para domingo em função da crise energética e falta de segurança. E, caso houver, o 2º turno ocorrerá em 20 de dezembro.
“A informação que eu tenho tanto do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá [TRE-AP] quanto do governador do Estado, com quem estive hoje, é que a situação está plenamente regularizada em termos de energia e que a questão da segurança pública está inteiramente sobre controle”, disse.
Em entrevista coletiva na sede do TRE-AP, Barroso mostrou certa tranquilidade sobre a questão da segurança pública durante o 1º turno. Segundo o ministro, “tudo que podia ser feito já foi feito” e a previsão é de tranquilidade durante a votação.
“Do ponto de vista de segurança pública, não estou totalmente tranquilo porque isso hoje em dia pode ser uma imprudência, mas tudo que podia razoavelmente ser feito já foi feito e eu tenho a expectativa de que tudo corra bem”, destacou.
Barroso disse à Rede Amazônica que, segundo o TRE-AP, está “tudo sob controle” e que a expectativa é positiva, porque tudo deve ocorrer com tranquilidade. Questionado se o resultado do 1º turno deve sair rápido, ele preferiu não delimitar um prazo.
“No normal da vida, sim [é rápido], mas hoje em dia já não faço mais previsões”, disse Barroso.
Este ano, pela primeira vez, a contagem dos votos foi centralizada no TSE, por recomendação da Polícia Federal. No dia 15 de novembro, quando ocorreu o 1º turno da eleição em todo o país – exceto em Macapá -, houve lentidão na apuração de votos logo após o fim do pleito, que se estendeu até a manhã do dia seguinte.
O problema foi uma falha em supercomputador. Barroso chegou a pedir desculpas pela demora na divulgação do resultado das eleições. Já no 2º turno, a apuração foi concluída pouco depois das 21h.
Ministro Luís Roberto Barroso em reunião no TRE do Amapá — Foto: TSE/Divulgação
Pela manhã, Barroso acompanhou a auditoria de urnas eletrônicas, processo que reforça a confiabilidade da votação.
A preparação das sessões eleitorais inicia também na tarde deste sábado e as urnas só vão ser entregues a partir das 5h de domingo. O TRE considera superados os problemas que levaram ao adiamento do pleito na capital do Amapá.
“Amanhã teremos uma eleição bem segura em Macapá. Estamos com 100% da energia restabelecida, e contaremos com mais de 1,4 mil policiais dando segurança aos locais de votação e à cidade de Macapá”, falou o presidente do TRE, desembargador Rommel Araújo.