Os supermercados de Goiás podem passar a fechar aos domingos a partir de abril, dependendo do acordo que houver entre os estabelecimentos comerciais e os trabalhadores.
Além da folga aos domingos, o sindicato que representa os funcionários pede a redução da jornada semanal de 40 para 36 horas. A negociação acontece em meio às discussões no Congresso Nacional, em Brasília, sobre o fim da escala seis por um, em todo o país.
Os representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Goiás e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado, que representa os patrões, informaram que as negociações estão sendo realizadas neste mês para que a decisão que for acordada passe a valer a partir de 1º de abril, data-base da categoria.
Atualmente, os funcionários dos supermercados trabalham em uma jornada de oito horas diárias, com uma folga semanal, cujo dia varia de acordo com a escala da empresa. Ou seja, trabalham seis por um.
A obrigatoriedade de folga aos domingos e a redução de jornada semanal pode beneficiar cerca de 45 mil funcionários em todo o estado.
O superintendente de um dos sindicatos afirma que não pode adiantar como serão os votos dos quase 17 mil estabelecimentos comerciais associados em Goiás, que incluem supermercados, empórios e outros que vendem alimentos. Extraoficialmente praticamente todos os empresários do setor são contrários à mudança.
Caso os dois sindicatos entrem em um consenso até o dia 30 de março, o fechamento aos domingos deve começar a valer no dia 10 de abril. O prazo de dez dias é para que as empresas ajustem as suas escalas.








