SES-GO recomendou cronograma
Em Goiás, idosos com 90 anos ou mais que vivem fora de abrigos e pessoas acima de 60 anos que estiverem acamadas devem começar a ser vacinadas contra a covid-19 no próximo dia 15. É o que prevê a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).
A imunização desse grupo depende, conforme já foi destacado pelo governador Ronaldo Caiado, da chegada de nova remessa de vacinas ao Estado. Mais doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan e a chinesa Sinovac, devem chegar a Goiás nesta semana.
Em nota informativa publicada pela SES-GO na quarta-feira (3/2), a gestão estadual destaca que os idosos que serão imunizados devem apresentar documento com foto, número do CPF, data de nascimento e comprovante de endereço.
A recomendação da Saúde estadual é que a vacinação seja feita de forma agendada e a expectativa é que a imunização ocorra no sistema drive-thru. No caso dos acamados, a equipe de imunização vai até a casa dos idosos. Conforme consta na nota, cada município deverá desenvolver seu próprio cronograma de imunização. Cidades como Anápolis e Aparecida de Goiânia, inclusive, já começaram a vacinação de idosos fora de abrigos.
Etapas
A recomendação da SES-GO é que pessoas com mais de 60 anos fora de asilos sejam imunizadas por etapas, conforme forem chegando novas doses de vacinas ao Estado. A próxima etapa deve contemplar pessoas que têm entre 85 e 89 anos. No entanto, não há data prevista por enquanto.
Veja o cronograma de vacinação recomendado pelo Governo de Goiás:
1ª etapa : pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas; pessoas com 90 anos ou mais (começa em 15/02/2021)
2ª etapa: pessoas de 85 a 89 anos (sem data definida)
3ª etapa: pessoas de 80 a 84 anos (sem data definida)
4ª etapa: pessoas de 75 a 79 anos (sem data definida)
5ª etapa: pessoas de 70 a 74 anos
6ª etapa: pessoas de 65 a 69 anos
7ª etapa: pessoas de 60 a 64 anos