Ele foi levado para a sede da Polícia Federal em Goiânia. Assessoria jurídica da Câmara de Inhumas disse que ele esteve no ato, mas não tem envolvimento com vandalismo.
Por Vitor Santana, g1 Goiás
Um vereador de Inhumas que aparece em vídeos durante a invasão ao Congresso Nacional foi preso nesta terça-feira (14) pela Policia Federal durante mais uma etapa da Operação Lesa Pátria. José Ruy (PTC) foi levado para Goiânia, onde presta depoimento.
O vereador aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais ao caminhar e acenar para a câmera enquanto estava no telhado do Congresso, depois de furar o bloqueio que havia no acesso à Praça dos Três Poderes (veja acima).
O advogado Jackson Vagner Nascimento de Souza , assessor jurídico da Câmara Municipal, informou que o vereador estava no ato em Brasília no dia 8 de janeiro, “mas que não há envolvimento dele em atos de vandalismo”.
Guilherme Vilela Pato Rezende, advogado do vereador, informou que estava acompanhando a situação e poderia dar mais informações apenas após o depoimento do político.
Ao todo, essa nova etapa da operação tenta cumprir oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. Os alvos estão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.
A operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente e os suspeitos de participação e financiamento são investigados por seis crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A qualificação dos crimes, porém, só deve ser feita ao fim das investigações, quando houver denúncia formal à Justiça pelo Ministério Público.