Jornal do Peninha

Opinião e informação

Chuva forte provoca alagamentos em cidades de nossa região

Da redação

Ontem, entre nove e dez horas da manhã, choveu mais de vinte e dois milímetros aqui em Morrinhos. Mas, em pelo menos três outros municípios próximos, choveu quase o dobro e causou problemas.

Nas vizinhas Caldas Novas e Itumbiara, hoje alagamentos, principalmente no perímetro urbano, causando alguns problemas, especialmente no trânsito. Mas, nada que tenha chamado maior atenção.

No entanto, três represas em Catalão transbordaram, devido às fortes chuvas na cidade e no meio rural. Com a tempestade, sete casas ficaram alagadas e foi necessária a imediata intervenção do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Apesar do susto, não houve registro de vítimas.

Após as três represas transbordarem, houve a formação de uma enxurrada que desceu pelas vias paralelas. Segundo os bombeiros, as enchentes aconteceram por conta da insuficiência de drenagem de água na bacia da represa do Bairro Monsenhor de Souza. Não foi a primeira vez que isso ocorreu e nenhuma providência foi tomada.

Por causa da reincidência das chuvas, os moradores ao perceberem que as represas já estavam próximas de transbordar, deixaram as casas até a chegada do socorro. Mesmo depois do auxílio, as equipes permaneceram no local e realizaram a prevenção e o isolamento das ruas até o nível da água voltar ao normal.

Aqui em Morrinhos, segundo o secretário de Obras – Adair Rodrigues – a forte chuva de ontem não trouxe maiores problemas na cidade e nem no meio rural. A previsão, de institutos especializados, é de que hoje, choverá ainda mais que ontem.