Jornal do Peninha

Opinião e informação

A trajetória de Maguito Vilela – Sua vida, sua história e sua morte

Um rápido apanhado de fatos, compilados de vários meios de comunicação, sobre a trajetória do prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela, morto ontem no Hospital Albert Einstein em São Paulo, vítima de consequências da Covid-19 

Um dos principais nomes do MDB em Goiás, Maguito Vilela, que morreu na madrugada desta quarta-feira (13), aos 71 anos, passou por vários cargos na vida política: vereador, prefeito, governador e senador. Ele ainda foi professor e advogado.

Batizado como Luiz Alberto Vilela, ele nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, em 24 de janeiro de 1949. É filho de Joaquim Vilela e Nazime Moraes Vilela. Ele deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.

Maguito foi eleito Prefeito de Goiânia com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020, tomou posse de forma virtual e se licenciou do cargo.

Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre por complicações de Covid-19

Formado em Direito, durante a vida política, Vilela sempre foi filiado ao MDB, no qual ocupou os cargos de vice-presidente nacional de 2000 a 2001 e assumiu a presidência entre maio e setembro de 2001.

Começou a carreira política em sua cidade natal, onde se elegeu vereador pelo extinto partido político Arena, e exerceu mandato entre 1977 e 1983. Também foi presidente da Câmara Municipal da cidade, segundo as informações oficiais do Senado Federal e do Governo de Goiás, onde está descrita a biografia política de Vilela.

Maguito foi o apelido que ganhou quando jogava futebol pelo Jataiense. “Eu era muito magrinho e a torcida pedia que eu ficasse em campo. Às vezes eu ficava na reserva e a torcida pedia ‘magrim’, ‘maguim’, aí ficou Maguito”, disse o político em uma entrevista. Ele precisou acrescentar o apelido aos documentos para conseguir usá-lo na primeira campanha política.

Em seguida, foi eleito para o cargo de deputado estadual. Atuou na 10ª legislatura, entre 1983 e 1987. Na época, foi líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás.

A carreira política cresceu. Ao encerrar o mandato na Assembleia, conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados, onde cumpriu um mandato entre 1987 e 1991, sendo um dos chamados “deputados constituintes”, que trabalharam na elaboração e aprovação da Constituição Federal de 1988. Ele foi titular da Subcomissão dos Direitos e Garantias Individuais da Comissão da Soberania e dos Direito e Garantias do Homem e da Mulher.

Em 1991, foi eleito vice-governador de Goiás na chapada encabeçada por Íris Rezende. No final do mandato, em 1995, venceu a eleição para governador do estado.

Ele se afastou da governadoria em abril de 1998 para se candidatar ao Senado Federal. Foi eleito e exerceu o mandato de senador até 2007.

Maguito Vilela, em foto durante campanha política — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Maguito Vilela, em foto durante campanha política — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Maguito Vilela se candidatou a governador em 2001 e 2006, não se elegendo em nenhuma das tentativas.

Em 2008, ganhou a eleição para prefeito de Aparecida de Goiânia e foi reeleito para o cargo em 2012.

Maguito Vilela foi citado na delação premiada da construtora brasileira Odebrecht, em 2017, no auge das investigações da operação Lava-Jato conduzida pelo Ministério Público Federal. A investigação foi arquivada em 2018 pelo Supremo Tribunal Federal. Na época, o ex-governador era investigado pelo suposto recebimento de R$ 500 mil, de forma indevida, para uso em campanhas eleitorais quando concorria à Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Já em 2020, ele foi eleito Prefeito de Goiânia. Maguito estava internado quando saíram o resultado das urnas. Ele tomou posse virtualmente de dentro da UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Maguito Vilela — Foto: Divulgação

Maguito Vilela — Foto: Divulgação

Em agosto ele já havia perdido duas irmãs, também vítima da covid-19Maguito morreu nesta quarta-feira (13). No dia 19 de agosto, Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, morreu com coronavírus. Ela tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu. Ela ficou internada por mais de duas semanas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de Jataí

Fora da política

Maguito Vilela foi presidente da Associação Esportiva Jataiense entre 1976 e 1977, além de professor da rede estadual de ensino, nos anos 1972 a 1977.

REPERCUSSÃO

Daniel Vilela, filho

Filho do prefeito licenciado e presidente do MDB, Daniel Vilela publicou uma foto do pai em suas redes sociais. Na imagem, Maguito está de costas em sua fazenda, em Jataí – cidade em que nasceu, no sudoeste goiano. O filho escreveu que, na imagem, o pai usava a roupa que mais gostava e estava no local que mais amava.

Daniel disse ainda que recebeu a foto enviada pela madrasta, mas que não conseguia olhar porque a imagem lhe trazia sentimentos de que o pai estava partindo.

“Durante muitos dias queria fixar meu olhar nessa foto que a Flávia me enviou, mas não conseguia porque ela me trazia o sentimento que ele estava partindo, com a roupa que ele mais gostava e no local que ele mais amava: a fazenda em Jataí”, escreveu.

Inconformado, o filho do prefeito licenciado disse ainda que o pai era seu maior exemplo e referência. Daniel escreveu ainda que queria a companhia do pai por muito mais tempo.

“Hoje, infelizmente, o meu melhor amigo partiu. O meu impecável pai, Maguito, o maior exemplo e minha maior referência. Não consigo não ser egoísta nesse momento. Queria ele ainda por muitos anos com a gente… Nessas horas ficamos pensando se poderia ter sido diferente, mas o que dizem – e eu concordo – é que para Deus tudo tem a sua hora, e a dele foi agora e da forma que precisava ser, ao lado dos seus filhos, e dizendo até breve. Descanse em paz! Obrigado, Deus, por me permitir amar e ser amado tanto pelo meu Pai”, escreveu.

Filho de Maguito Vilela coloca foto do pai em perfil em rede social — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Filho de Maguito Vilela coloca foto do pai em perfil em rede social — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Flávia Teles, viúva

A viúva de Maguito Vilela, Flávia Teles, também publicou uma foto do casal em suas redes sociais. Na mensagem, ela agradece a Deus por ter permitido viver uma história de amor “tão linda” com o companheiro. No perfil, ela colocou uma imagem com a frase: “Luto”.

Viúva de Maguito Vilela, Flávia Teles, posta foto do casal lamentando morte do parceiro — Foto: Intagram/Reprodução

Viúva de Maguito Vilela, Flávia Teles, posta foto do casal lamentando morte do parceiro — Foto: Intagram/Reprodução

Cantor Leonardo

O cantor sertanejo Leonardo também publicou uma foto com Maguito Vilela. Em uma rede social, ele escreveu:

Hoje perdi meu grande amigo @maguitovilela, meu coração está em pedaços, estou muito triste!!! Foram muitos anos de amizade sincera e verdadeira, respeito e admiração. Obrigada por sua amizade. Descanse em paz, Maguito!! Que Deus abençoe e conforte sua família e amigos.

Cantor Leonardo lamenta morte de Maguito Vilela em post nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Cantor Leonardo lamenta morte de Maguito Vilela em post nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia decretou três dias de luto oficial pela morte de Maguito. Em uma uma rede social, ele escreveu:

“Dia triste pela partida precoce do amigo Maguito Vilela. Um dos líderes mais experientes que já tive a chance de conhecer. Determinei agora cedo três dias de luto oficial na Câmara dos Deputados”.

Também na web, Maia ofereceu seus sentimentos aos parentes e citou Daniel, “que certamente levará adiante a luta e a história do pai”.

Rodrigo Maia decreta luto de três dias na Câmara dos Deputados pela morte de Maguito Vilela — Foto: Reprodução/Twitter

Rodrigo Maia decreta luto de três dias na Câmara dos Deputados pela morte de Maguito Vilela — Foto: Reprodução/Twitter

Rogério Cruz, prefeito em exercício

O prefeito em exercício, Rogério Cruz (Republicanos) publicou uma foto dizendo que Maguito sonhou com uma “linda Goiânia expressa em folhas de papel”.

“O que dizer de um homem simples, de coração puro, de um caráter ilibado e que sonhou com ‘linda Goiânia’ expressa em folhas de papel?”

Rogério escreveu ainda que está à frente de uma “grande responsabilidade” na administração de Goiânia. Por fim, ele prestou solidariedade aos familiares de Maguito Vilela.

“Me deixa uma grande responsabilidade de fazer Goiânia seguir em frente juntamente com uma equipe de excelência. E assim faremos! Meus sentimentos a todos os familiares nas pessoas do Daniel, Flavia, Miguel, Vanessa, Leandro, e a todos os amigos. Sua história ficará marcada em todos nós”.

Bandeiras da sede da Prefeitura de Goiânia ficam a meio mastro em homenagem a Maguito Vilela — Foto: Henrique Ramos/TV Anhanguera

Bandeiras da sede da Prefeitura de Goiânia ficam a meio mastro em homenagem a Maguito Vilela — Foto: Henrique Ramos/TV Anhanguera

Como homenagem, as bandeiras da sede da Prefeitura de Goiânia foram ateadas a meio mastro. A prefeitura decretou luto oficial por sete dias na cidade.

Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia

Em nota, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, se despediu do amigo e colega de carreira política. “É com muito pesar que recebo a notícia da morte do amigo de muitos anos Maguito Vilela. Um homem público notável; pai, esposo, filho e irmão exemplar”.

“Deixa um legado que nos orgulha… Se despede deixando uma história digna”.

Ex-prefeito de Goiânia homenageia Maguito Vilela em suas redes sociais — Foto: Instagram/Reprodução

Ex-prefeito de Goiânia homenageia Maguito Vilela em suas redes sociais — Foto: Instagram/Reprodução

Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia

O prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha deixou uma mensagem para o filho de Maguito Vilela, Daniel Vilela. No texto, ele lembra que Maguito foi seu “pai” na política.

“A dor é grande, meu irmão. A vida me deu um irmão e um pai na política, aprendi muito com o meu mentor, coração dolorido, não consigo imaginar a dor que está sentindo. Não tenho palavras, mas o que sempre fiz, farei, conta comigo sempre. Que nosso pai descanse em paz”, escreveu.

Prefeito de Aparecida de Goiânia presta homenagem a Maguito Vilela  — Foto: Instagram/Reprodução

Prefeito de Aparecida de Goiânia presta homenagem a Maguito Vilela — Foto: Instagram/Reprodução

“Ele lutou muito, foi um verdadeiro guerreiro, mas a Covid-19 é traiçoeira, e não só ela, também suas complicações e sequelas”, disse.

Ronaldo Caiado, governador de Goiás

O Governador Ronaldo Caiado divulgou uma nota manifestando pesar pela morte do prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela, e decretou luto oficial por três dias. O governado e a primeira dama, Gracinha Caiado, lamentaram a morte e homenagearam o político, lembrando da sua história e carreira.

“Goiás perde um de seus mais notáveis líderes”.

Na publicação, Caiado lamentou ainda a morte de mais de 7 mil goianos em decorrência da Covid-19. Disse que Maguito lutou com todas as forças e vontade de viver.

“Foi abatido por esse terrível vírus que vem causando um vazio em famílias em todo o mundo. E, agora, essa doença que tirou a vida de mais de 7 mil goianos entristece mais uma”.

Romário Policarpo, presidente da câmara de Goiânia

Em nota, o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (PROS), prestou solidariedade a amigos e familiares de Maguito. Ele também lembrou da trajetória política dele e de seu amor pelo futebol.

“Não podemos nos esquecer da paixão de Maguito pelo esporte, em especial pelo futebol, que ele levou para a vida pública. Meus mais profundos sentimentos à família, que expresso a partir de meu amigo Daniel Vilela, aos amigos e aos milhões de goianos que ficam órfãos neste 13 de janeiro profundamente triste”.

Goiás Esporte Clube

O Goiás Esporte Clube publicou um a foto em seu perfil oficial nas redes sociais em que Maguito Vilela está vestido com a camiseta do time. O prefeito licenciado era torcedor esmeraldino.de cor esmeralda”, escreveu.

Goias Esporte Clube faz homegem para Maguito Vilela  — Foto: Instagram/reprodução

Goias Esporte Clube faz homegem para Maguito Vilela — Foto: Instagram/reprodução

Coronel Adailton, deputado estadual

O deputado estadual coronel Adailton (PP) publicou em uma rede social uma mensagem para amigos e familiares de Maguito Vilela. “Neste momento de profunda dor e tristeza, nos solidarizamos com todos os goianos, em especial com seus familiares e amigos”.

Pedro Lupion, deputado federal

O deputado federal pelo estado do Paraná Pedro Lupion prestou solidariedade aos familiares de Maguito Vilela. Ele também lembrou de todas brasileiros que perderam familiares e amigos para a Covid-19. “Minha solidariedade aos familiares do recém-eleito prefeito de Goiânia Maguito Vilela e a todos aqueles que, como nós, perderam parentes, amigos e parceiros de caminhada”, disse.

Renan Calheiros, senador

O senador pelo estado de Alagoas Renan Calheiros disse que Maguito Vilela foi um “amigo querido” e “companheiro do MDB”.

“Ele foi amigo querido, companheiro do MDB no Senado, prefeito de Goiânia e um dos melhores quadros políticos do país. O vírus segue enlutando famílias, inclusive a do próprio Maguito, que havia perdido duas irmãs para a doença”.