Lula pretende recriar a pasta
Goiânia – A deputada federal eleita por Goiás, Adriana Accorsi (PT), é um dos nomes cotados para assumir um ministério no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao jornal A Redação, a parlamentar afirmou que não houve nenhum convite e que seu nome foi citado, “entre muitos outros”, para compor o governo. Segundo Accorsi, Lula pretende criar o Ministério da Segurança Pública e, caso isso ocorra, ela seria uma dos possíveis nomes, visto que tem participado dos debates e diálogos do Partido dos Trabalhadores relacionados ao tema.
“Não teve convite, mas há a possibilidade real de criação do Ministério da Segurança Pública e fui citada, entre outros nomes”, declarou a deputada que, antes de ingressar na política, foi delegada da Polícia Civil de Goiás. Ainda sobre a participação de lideranças goianas no governo Lula, Adriana Accorsi afirma que certamente o Estado será representado, mas que a transição começou há pucos dias e ainda não houve tempo para este diálogo.
Durante a campanha eleitoral, Lula propôs a criação de um Ministério da Segurança Pública e de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) com o objetivo de melhorar, entre outros pontos, a formação dos policiais militares, que respondem aos governos estaduais. A pasta da segurança pública hoje está atrelada ao Ministério da Justiça. Em 2018, último ano do governo de Michel Temer (MDB), ela foi desmembrada da Justiça. Em 2019, Bolsonaro juntou novamente os dois ministérios.
Câmara
A deputada disse que esteve com integrantes da bancada federal do PT em Brasília e que a perspectiva em relação ao governo Lula é positiva. Sobre a relação de Lula com a Câmara dos Deputados, Accorsi afirma que não acredita que o futuro governo enfrentará forte oposição. “Não teremos nenhum problema. Todos os partidos já se manifestaram com disposição para o diálogo. Recebemos sinalização de apoio do PSD, do União Brasil e acredito que o presidente Lula fará um governo de unificação”.
Segundo a deputada, as prioridades do governo Lula serão o combate à fome e à miséria, com a retomada de programas sociais, entre eles o Minha Casa Minha Vida.