Pesquisa é do Ministério da infraestrutura
Fonte: AR
O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi o mais bem avaliado da região Centro-Oeste pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário do 4º trimestre, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. O local recebeu nota 4,54 na categoria geral e ficou à frente do aeroporto de Brasília, que pontuou 4,50.
Na categoria de até 5 milhões de passageiros por ano, o terminal ficou acima da meta de 4,0 pontos, definida pelo Governo Federal, e acima da média para a categoria, que foi de 4,50. O aeroporto de Goiânia foi avaliado em 32 indicadores, sendo 31 de processos aeroportuários e um de satisfação geral. Os principais destaques foram nos quesitos:
– cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,67);
– disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (4,53);
– disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,59);
– sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,67);
– limpeza geral do aeroporto (4,74);
– conforto térmico do aeroporto (4,66);
– qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,81).
Com capacidade de atendimento de 6,5 milhões de passageiros por ano, o terminal goiano contabilizou 3.251.176 embarques e desembarques em 2019, um crescimento de aproximadamente 0,8% em relação a 2018, quando foram contabilizados 3.224.837 milhões de passageiros.
Atualmente, quatro companhias aéreas atuam no terminal: Azul, Gol, Passaredo e Latam. As rotas ligam Goiânia a destinos como Brasília (DF), Confins (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Guarulhos (SP), São Paulo (Congonhas), Campinas (SP), Palmas (TO), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Barra do Garças (MT).
Pesquisa
A Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no país, responsáveis por 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no Brasil. O intervalo de confiança é de 95% e a coleta de dados é realizada por meio de entrevistas presenciais com passageiros nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos pesquisados.
No quarto trimestre de 2019, a coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses outubro, novembro e dezembro, totalizando 24.948 entrevistas. Desse total, foram realizadas 20.835 entrevistas com passageiros domésticos e 4.113 com viajantes internacionais.