- POR JOHANN GERMANO
O Atlético saiu na frente na primeira etapa da decisão do Campeonato Goiano 2019, neste domingo (14). Com um Goiás pouco eficiente, mas insistente, e em tarde inspirada de Kozlisnki, o Dragão abriu três gols de vantagem para a partida de volta, no mesmo Estádio Olímpico. Gilsinho, de pênalti, Matheuzinho, marcando um golaço de canhota da entrada da área, e Madson, nos acréscimos da segunda etapa, balançaram as redes na partida.
No jogo da volta, o Goiás vai precisar vencer por 4 gols de diferença para ficar com o pentacampeonato. Já o Atlético, se mantiver a vantagem, vai erguer o caneco do estadual novamente, fato que não acontecia desde 2014.
O jogo
Mesmo sem três dos seus principais jogadores (Pedro Raúl, Washington e Gilvan), o Atlético teve não apenas o mando de campo, mas da partida no primeiro tempo. Com alguns lampejos a partir da metade da etapa inicial, o Goiás bem que assustou a defesa rubro-negra, mas as principais chances de gol foram dos rubro-negros.
Aos 12’, Jorginho recebeu passe em profundidade pela direita, já dentro da área, e sofreu o famoso “rapa” de Rafael Vaz. Pênalti que Gilsinho converteu, batendo no canto esquerdo do goleiro Sidão, que escolheu o lado errado para tentar fazer a defesa.
Quatro minutos depois, o Goiás tenta responder com Rafael Vaz em cobrança de falta, mas a bomba explode na barreira rubro-negra. Aos 25, Marlone mandou um sapataço da intermediária, e Kozlisnki se esticou todo para fazer a defesa no cantinho direito. Na sequência, Geovane arriscou, mas a bola desviou na defesa e foi sobre o travessão.
Aos 45’, o Atlético faz boa jogada pela direita, Matheuzinho recebeu passe na meia-lua, girou para cima da defesa alviverde e bateu de canhota, para marcar um lindo gol no cantinho direito do goleiro Sidão, que se esticou todo mas não achou nada.
No segundo tempo, Barbieri já retornou diferente, com duas mudanças, nas saídas de Renatinho e Gilberto Júnior, para as entradas de Marcinho e Giovanni Augusto. Com 6 minutos, o meia arriscou belo chute da esquerda, e obrigou Kozlisnki a fazer ótima defesa logo no comecinho da etapa complementar. Aos 11’, Marcelo Hermes cabeceia sozinho na segunda trave e, de novo, o Goiás obriga o arqueiro do Atlético a espalmar bonito.
Já o Atlético perdeu mais dois titulares por conta de problemas musculares. Moacir, que estava bem na partida, saiu com dores na panturrilha para entrada de André Luís. Aos 20’, Jorginho deixou o campo, aos prantos, para dar lugar a Reginaldo.
Mas aos 46’, Madson, que havia acabado de entrar, marcou o terceiro e fechou a conta no jogo de ida da decisão do Goianão 2019, decretando enorme vantagem rubro-negra no duelo.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Atlético 3×0 Goiás (Goianão 2019 – Ida)
Data/hora: 14/04/2019 às 16h, horário de Brasília.
Local: Estádio Olímpico, Goiânia-GO.
Arbitragem
Árbitro: Eduardo Tomaz.
Assistentes: Cristhian Passos e Leone Carvalho.
Gols
Atlético: Gilsinho (12‘1T), Matheuzinho (45’1T), Madson (46‘2T)
Cartões amarelos
Atlético: Matheuzinho (45‘1T), Madson (46‘2T)
Goiás: Geovane (30‘1T)
Escalações
Atlético: Kozlinski, Jonathan, Lucas Rocha, Oliveira, Pedro Bambu, Nicolas, Matheus, Moacir (André Luís), Mike, Jorginho (Reginaldo) e Gilsinho. Técnico: Wagner Lopes.
Suplentes: Lucas Pereira, Reginaldo, Douglas, Ricardinho, André Luís, Madson e Riquelme.
Goiás: Sidão, Kevin, Yago, Rafael Vaz, Marcelo Hermes, Gilberto Júnior (Giovanni Augusto), Geovane, Renatinho (Marcinho), Marlone, Michael e Brenner (Júnior Brandão). Técnico: Maurício Barbieri.
Suplentes: Marcos, João Afonso, Jefferson, Daniel Guedes, David Duarte, Giovanni Augusto, Marcinho, Júnior Brandão e Leandro Barcia.