Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caldas Novas confirma primeira morte por dengue em 2024

Vítima tinha 42 anos

AR

Caldas Novas confirmou a primeira morte por dengue em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (28/2). Segundo o órgão, a vítima era um homem, de 42 anos, que apresentava comorbidades. O óbito foi registrado no dia 15 de fevereiro. 

O caso estava sob investigação epidemiológica. Outros dois casos considerados suspeitos e em investigação, foram descartados. Até terça-feira (27/2), a cidade contabilizava 1.245 casos notificados de dengue e 552 confirmados, além de 3 casos de chikungunya. 
A SMS detalha ainda, que quando há um caso suspeito de dengue, são analisados exames laboratoriais, relatórios clínicos, aspectos epidemiológicos e o atestado de óbito. O procedimento segue orientações do Ministério da Saúde.
Confira a nota:
Esclarecemos que o Governo de Caldas Novas tem investido continuamente no Programa Municipal de Combate à Dengue e demais Arboviroses. Desde o início do período chuvoso a gestão tem trabalhado com intensificação da assistência, aumento do horário e ampliação dos postos de atendimento, campanhas de informação sobre sintomas e fluxos de atendimento, e ainda, de mobilização para a limpeza, coleta de lixo e entulhos residenciais, e principalmente, à sensibilização da comunidade quanto à sua corresponsabilidade.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até 27/02 foram notificados 1245 casos e confirmados 552 de Dengue em Caldas Novas, e três casos de Chikungunya no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan online. 
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda, que foi solicitado recursos junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento das arboviroses. 
Lamentamos o ocorrido e respeitosamente nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos. 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Caldas Novas