Aliados e membros da campanha da senadora adotam tom otimista após desempenho dela contra Jair Bolsonaro e Lula
Por Levy Guimarães
Aliados e membros da campanha da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência da República acreditam que o debate da Band, no último domingo (28), pode impulsionar a candidatura da emedebista.
Tebet foi apontada nas redes sociais como um dos destaques do embate, por ter confrontado o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre sua postura em relação às mulheres e a condução da pandemia. Além disso, ela foi quem mais ganhou novos seguidores nas redes após o programa.
Coordenadores da campanha consideram que a performance de Tebet “não é surpresa”, citando episódios como a CPI da Covid no Senado, em 2021, quando ela ganhou notoriedade, mas classificam a repercussão pós-debate como “muito boa”.
O sentimento na campanha é que mesmo não tendo o apoio de lideranças do MDB em estados do Nordeste e do Norte, que são mais próximas de Lula (PT), Tebet pode mobilizar prefeitos, vereadores e lideranças locais caso continue tendo visibilidade, o que pode dar um impulso à candidatura.
“Este exército de lideranças só se mobiliza quando a candidata tem visibilidade, viabilidade”, diz o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, coordenador do plano de governo da senadora.
Em tom otimista, aliados da emedebista projetam um crescimento ainda lendo nas próximas pesquisas de intenção de voto. “Mas vai demonstrando uma candidata que tem viabilidade, que vai mexendo com as pessoas”, avalia Rigotto. Na última pesquisa do Datafolha, Tebet tem 2% dos votos, em quarto lugar.
O ex-deputado federal Roberto Freire, presidente do Cidadania, aponta o debate da Band como “o primeiro grande fato” da campanha presidencial. O político afirma que o resultado do embate foi “além do esperado” não só pelo desempenho de Simone Tebet, mas pela “péssima presença política de Lula e Bolsonaro”.
No entanto, o ex-parlamentar é cauteloso ao dizer sobre crescimento nas pesquisas. “Não sei, não dá para definir. Mas uma coisa é evidente: basta ir às ruas, ela já começa a ser uma pessoa que surpreendeu a muitos”.