Jornal do Peninha

Opinião e informação

Conselho técnico da FGF define como será o Goianão da primeira divisão em 2022

Clássico do sul entre Morrinhos e Goiatuba, pode não acontecer

Ontem (23) a reunião do Conselho Técnico do Goianão 2022, em um hotel de Goiânia, oficializou todos os aspectos relativos à competição que vai começar dia 26 de janeiro e terminar dia 3 de abril, totalizando 16 datas, com jogos em 10 finais de semana e seis meios de semana.

O certame do ano que vem manterá o mesmo sistema de disputa da edição deste ano. O Goianão terá dois grupos e na 1ª Fase, os jogos acontecerão dentro dos respectivos grupos em turno e returno, ou seja, ida e volta, 10 jogos para cada time.

No Grupo A estarão Grêmio Anápolis, Goiás, Anápolis, Jataiense, Goianésia e Morrinhos, No Grupo B, Vila Nova, Atlético, Aparecidense, Crac, Iporá e Goiatuba.

Para as Quartas de Final irão se classificar os quatro primeiros colocados de cada grupo enquanto o 6º e último colocado de cada um dos dois grupos será rebaixado para a segunda divisão de 2023.

A partir das Quartas de Final, jogos em ida e volta, ou seja, em casa e na casa do adversário definindo os quatro semifinalistas e na sequência os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2022.

O presidente do Morrinhos FC, que acaba de conquistar o direito de voltar à primeira divisão do Goianão – Leandro Nato – participou da reunião com dirigentes da Federação Goiana de Futebol, ao lado de outros onze representantes dos demais clubes.

Nas Quartas de Final os confrontos são 1º de A x 4º de B; 2º de A x 3º de B; 1º de B x 4º de A e 2º de B x 3º de A com o melhor colocado realizando a partida de volta como mandante enquanto nas semifinais através da classificação geral dos quatro semifinalistas, 1ª Fase + Quartas de Final, 1º x 4º e 2º x 3º, com o 1º e 2º colocados também realizando o jogo de volta como mandantes. A exemplo das seis últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis a partir das Quartas de Final.

Assim, o torcedor morrinhense não terá o clássico com o Goiatuba, pelo menos não na primeira fase e para se encontrarem na segunda, dependerá da classificação para as quartas-de-final (caso ambos avancem).

 Mas, em compensação, a grande estrela do futebol goiano neste momento, o Goiás, virá a Morrinhos, se não com todos, pelo menos com grande parte dos jogadores do atual elenco, que acaba de subir para a elite do futebol brasileiro.

Leandro Nato, presidente do Morrinhos, entrevistado após a reunião, por meios de comunicação da capital e do interior

 

 Formação dos grupos

Mantendo-se o mesmo procedimento que vem sendo utilizado nas edições anteriores, foram adotados os critérios técnico e econômico, sorteando-se então cinco duplas, ficando o atual campeão goiano, o Grêmio Anápolis, como cabeça de chave do Grupo A e o atual vice-campeão goiano, o Vila Nova, como cabeça de chave do Grupo B.

 

Condição de jogo

Para a 1ª Rodada do Goianão 2021 terão condição de jogo os atletas cujos nomes forem publicados no BID da CBF até a terça-feira, dia 25 de janeiro. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno, 8ª Rodada Geral da 1ª Fase, será o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato, porém, exclusivamente para as Quartas de Final, cada time poderá inscrever até mais dois atletas para ganhar condição de jogo até o dia útil anterior ao do início da mesma.