No último dia 10, partido havia anunciado que a filiação do presidente seria no dia 22. Depois adiou, em razão de exigências de Bolsonaro em relação a alianças para as eleições estaduais.
Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília
O Partido Liberal (PL) informou na noite desta terça-feira (23) que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao partido no próximo dia 30. Com a filiação, Bolsonaro deverá disputar a reeleição pelo partido.
No último dia 10, o PL havia anunciado que a filiação do presidente seria no dia 22. Depois adiou, em razão de exigências de Bolsonaro em relação a alianças para as eleições estaduais. O presidente rejeitou acertos nos estados com adversários políticos (vídeo abaixo).
PL anuncia adiamento de filiação com Jair Bolsonaro
Costa Neto, se reuniu com Bolsonaro na tarde desta terça no Palácio do Planalto. Ele também se encontrou com a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, que é filiada ao partido.
Pela manhã, em entrevista à TV Correio, da Paraíba, Bolsonaro disse que o acerto com o PL dependia do caso específico de São Paulo.
“Eu tenho conversado com o Valdemar da Costa Neto, que é o presidente do partido. Eu estava lá na região do Golfo quando pedi um acordo com ele, uma troca de mensagens – não telefonei para ele – para a gente adiar a filiação, que seria dia 22. Faltava acertar o maior diretório do Brasil, que é São Paulo. Ele tem um compromisso lá com o vice-governador e tinha que arranjar uma maneira, sem quebrar a palavra dele, de resolver esse assunto. Está praticamente resolvido”, disse Bolsonaro.
Porém, o presidente fez uma ressalva: “Está quase fechado, mas na política só está fechado depois que fecha”.