Jornal do Peninha

Opinião e informação

Economia Criativa: Caiado lança segunda edição do programa Goiás Feito à Mão

Visitação é gratuita

A segunda edição do programa Goiás Feito à Mão – feira de Artesanato e Economia Criativa do Colégio Tecnológico (Cotec), realizada na Praça Cívica, em Goiânia, teve início neste sábado (18/3). O evento, uma iniciativa do Governo de Goiás, tem visitação gratuita e segue até às 16 horas. No domingo (19/3), Dia do Artesão, a programação vai das 8 às 12 horas. 

Durante a visita ao espaço, o governador ressaltou o papel do Estado em disponibilizar formas de geração de renda à população, por meio de iniciativas como os cursos gratuitos de capacitação e qualificação oferecidos nos Cotecs. “Eu quero comemorar, no final do meu governo, quantas famílias tiramos da situação de vulnerabilidade, demos a elas a condição de ter uma profissão e ao mesmo tempo ganhar a vida com dignidade. É isso que se chama quebrar o ciclo da pobreza”, afirmou.
Para o secretário da Retomada, César Moura, o projeto fortalece a autoestima dos artesãos e a tradição das feiras de artesanato na capital, além de ser uma oportunidade de negócio. “A praça de alimentação é comandada por alunos do Cotec, pessoas vulneráveis que fizeram curso, receberam Crédito Social e estão agora na segunda parte do curso sobre como começar a produzir e conquistar o próprio sustento”, disse. 
Em uma estrutura coberta, os visitantes também podem conhecer mais sobre a Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás, a Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia e diversos artesãos que receberam incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. 
Programação
No domingo (19/3), o Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto a partir das 9h. A agenda do dia também inclui uma oficina gratuita de fibras com a mestre artesã Fatinha Bastos, com início às 10h e participação aberta a todos, sem necessidade de inscrição. 
A Goiás Feito à Mão é uma realização do Goiás Social e do Cotec, com apoio da Organização das Voluntárias de Goiás, OCB-GO, Sebrae, Universidade Federal de Goiás, TV Brasil Central, Gabinete de Políticas Sociais, e das secretarias de Estado de Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Cultura.