Jornal do Peninha

Opinião e informação

Equipe da Conmebol visita Goiânia para definir detalhes da Copa América

Técnicos devem chegar na segunda-feira (7/6)

Fonte: AR

Uma equipe técnica da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deve desembarcar em Goiânia na segunda-feira (7/6) para alinhar os detalhes sobre os jogos e operacionalização da Copa América 2021. A capital goiana foi confirmada como uma das cidades-sede do torneio internacional e, segundo o governador Ronaldo Caiado, os jogos serão disputados no Estádio Olímpico. Ainda não estão definidas quais seleções jogarão em Goiás, nem a tabela de jogos.
A Copa América seria sediada na Argentina e na Colômbia, mas foi preciso mudar os planos após desistência dos países. A competição está prevista para começar dia 13 de junho. Inicialmente, a partida de abertura deveria ser entre Argentina e Chile, o que deve ser alterado, levando-se em consideração a nova sede e a tradição da seleção anfitriã em protagonizar o primeiro jogo. 
Conforme o anúncio do governador, o Estádio Serra Dourada será utilizado como suporte. Não serão realizados jogos oficiais no local, mas ficará à disposição para outras atividades. O Estádio Antônio Accioly também estaria disponível para os jogos, sendo que sua utilização ainda está em negociação.
Vale lembrar que o Estádio Olímpico foi sede da Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2019, além de partidas do Campeonato Goiano, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana no início de 2020. No final do ano, com a paralisação do calendário do futebol devido à pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), iniciou uma revitalização geral no gramado, além de outras melhorias, como o ajuste no sistema de iluminação, instalação de uma sala para o VAR (Assistente de Árbitro de Vídeo, em inglês) e adaptações internas para adequação ao protocolo de segurança sanitária adotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 
Sobre a Copa América
A Copa América será realizada em Goiânia e mais três capitais: Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro. Os jogos não terão público e devem seguir os protocolos sanitários em relação à não proliferação do coronavírus. Devem participar, além da seleção brasileira, as equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. 
Conforme publicado pelo governador Ronaldo Caiado, entre as exigências impostas pelo Estado ao organizador, deverá ser realizada a vacinação de todos os envolvidos na competição (atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e funcionários envolvidos direta e indiretamente). Além disso, segundo ele, o Estado de Goiás não realizará investimentos em infraestrutura.
Por meio de nota, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse que recebeu ligação do governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira (1º/6), para consultá-lo sobre a realização da Copa América em Goiás. O prefeito lembrou que os estádios da capital são geridos pelo Estado e que, estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável à realização do torneio, assim como ocorreram partidas dos campeonatos nacionais da Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em Goiânia.