Jornal do Peninha

Opinião e informação

Goiás é o Estado com maior taxa de incidência de casos da covid-19 no País

Dados são do Ministério da Saúde 

Fonte: AR

Goiás é o Estado brasileiro com maior taxa de incidência de casos do novo coronavírus. O levantamento considera a semana 45, entre os dias 7 a 13 de novembro. Os números foram divulgados neste final de semana pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados do governo federal, o Estado registrou 147,7 casos por 100 mil habitantes no período citado – número quase quatro vezes maior que a média nacional (37,5).

Ao todo, Goiás contabilizou 10.504 contaminados e 80 mortos entre os sete dias. Com os resultados, o Estado fica na oitava posição em relação à taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes. No Centro-Oeste, os goianos lideram a taxa de incidência de casos há pelo menos três semanas, segundo as divulgações do Ministério da Saúde. Em âmbito nacional, Goiás figurou na primeira posição da incidência de casos na semana 43 e retornou ao posto na semana 45 – último boletim publicado.

Além da taxa de incidência, Goiás também é o Estado com maior número absoluto de contaminações notificadas na segunda semana de novembro: foram 10.504 infecções registradas no período – valor quase duas vezes maior que o acumulado, por exemplo, por todas as unidades federativas da Região Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), que registraram 5.623 casos.

Em relação às mortes, o Sudeste lidera com folga o ranking nacional. Foram mais de mil registros de óbitos pelo novo coronavírus, conforme o boletim do Ministério da Saúde. No Centro-Oeste, o número cai para 149 – mas apenas os números de Goiás, devido às 80 mortes confirmadas na semana 45, representam 53,6% deste valor total.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22/11) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o território goiano confirmou desde o início da pandemia 926.728 casos e 24.453 mortos pelo vírus. Outros 391 óbitos são investigados para saber se existe ligação com a covid-19.