Avanço da Ômicron gerou alta de novos casos
O número de regiões em situação de calamidade devido aos casos de covid-19 subiu para quatro nos Indicadores de Monitoramento de Alerta em Goiás, atualizados nesta sexta-feira (28/1) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Na última semana, o Estado possuía duas regiões na pior situação do mapa.
Segundo o mapa da SES-GO, as regiões na situação de calamidade, que aparecem na cor vermelha, são São Patrício I, Pirineus (que já estava na divulgação da última semana), Central e Oeste II. A região Norte retornou para situação crítica. Os Indicadores de Monitoramento de Alerta em Goiás são divididos em três categorias: alerta (mais branda), crítica (mediana) e calamidade (mais agressiva).
De acordo com os dados, cinco regiões estão em situação de alerta, nove estão em situação crítica, e as outras quatro, em situação de calamidade. Dentre os municípios mais afetados estão Inhumas, Pirenópolis, Ceres e Nerópolis. Os casos subiram em Goiás após a chegada da variante Ômicron. Apenas em 2022, o Estado já confirmou quase 70 mil novos casos da covid-19.