Petista aparece na espontânea com 28,7%
Fonte: AR
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar com 40% das intenções de votos no Estado para presidente da República na pesquisa estimulada Serpes/Acieg divulgada nesta quinta-feira (27/1). No levantamento em que o nome dos pré-candidatos é apresentado ao entrevistado, Lula lidera com 12,2 pontos porcentuais de vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 27,8%, na preferência do eleitorado goiano.
Depois de Lula e Bolsonaro, o primeiro nome que surge é o do ex-juiz e ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro (Podemos), com 8,1% das intenções de votos para presidente em Goiás. O ex-senador Ciro Gomes (PDT) tem 2,5% do eleitorado goiano, na quarta posição.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), aparece na quinta colocação em Goiás para presidente com 1% da preferência do eleitorado. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 0,9%, o cientista político Luiz Felipe d’Ávila (Novo) tem 0,5% e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) 0,1%.
7,6% dos entrevistados disseram que vão anular o voto para presidente e 11,5% ainda não se decidiram.
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-08447/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01840/2022 no dia 21 de janeiro de 2022.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não apresenta qualquer nome, 28,7% disseram que vão votar em Lula para presidente em outubro. Entre os goianos, as intenções de votos de Bolsonaro chegaram a 23%, na segunda posição. 37% dos eleitores afirmaram ainda não saber em quem votar para o Executivo nacional. 5,9% disse que vai anular o voto.
Moro aparece no terceiro lugar com 3,5%, seguido de Ciro, com 1%, Doria 0,4%, Pacheco 0,2% e d’Ávila 0,1%. O nome do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi citado como voto para presidente por 0,1% dos eleitores na pesquisa espontânea.