Governo diz que fogo pode ter sido criminoso
AR
Pelo menos 783 hectares do Parque Estadual dos Pireneus (PEP) foram consumuidos pelo fogo até esta quinta-feira (19/9). Segundo informações da Secretaria de Estado do Meio ambiente de Goiás (Semad), o incêndio teve início nesta terça (17/9), por volta das 10h. No momento há duas frentes de fogo, mas existem outros pontos que inspiram cuidado em razão do risco de reignição. Uma frente está dentro do PEP, e outra fora.
Participam do combate cerca de 22 pessoas, entre brigadistas contratados pelo Estado, servidores da Semad e bombeiros militares. O número de combatentes deve triplicar até o fim de sexta-feira (20), em razão da iminente chegada de alunos do curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros.
O Parque dos Pireneus está fechado para visitação e não há previsão para reabertura. A soma da área afetada pelo fogo no incêndio dessa semana com a área do último incêndio, ocorrido em agosto, resulta em 921 hectares (ou 32% da unidade de conservação).
Investigação
“Há indicativos que nos fazem acreditar que foram focos de incêndio propositalmente colocados, por algum criminoso. Eu faço aqui um pedido: se você tem alguma informação a respeito de quem é que está ateando fogo no parque, não deixe de nos comunicar”, disse a secretária Andréa Vulcanis.
A secretária afirma que já solicitou apoio da Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (Dema), para qualificar quem está por trás do delito, e à Polícia Militar, para fazer ronda no local.