Jornal do Peninha

Opinião e informação

Incêndio no Parque Estadual dos Pireneus já consumiu pelo menos 783 hectares

Governo diz que fogo pode ter sido criminoso 

Participam do combate cerca de 22 pessoas, entre brigadistas contratados pelo Estado, servidores da Semad e bombeiros militares. O número de combatentes deve triplicar até o fim de sexta-feira (20), em razão da iminente chegada de alunos do curso especializado de prevenção e combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros.
O Parque dos Pireneus está fechado para visitação e não há previsão para reabertura. A soma da área afetada pelo fogo no incêndio dessa semana com a área do último incêndio, ocorrido em agosto, resulta em 921 hectares (ou 32% da unidade de conservação).
Investigação
“Há indicativos que nos fazem acreditar que foram focos de incêndio propositalmente colocados, por algum criminoso. Eu faço aqui um pedido: se você tem alguma informação a respeito de quem é que está ateando fogo no parque, não deixe de nos comunicar”, disse a secretária Andréa Vulcanis.
A secretária afirma que já solicitou apoio da Delegacia Especializada em crimes contra o Meio Ambiente (Dema), para qualificar quem está por trás do delito, e à Polícia Militar, para fazer ronda no local.