Com cerca de aproximadamente três mil pessoas presentes, a Prefeitura de Morrinhos entregou ontem mais uma praça para a população morrinhense. O antes chamado de Morro do Ovo e Morro do Catraca, é agora a Praça de Lazer Lucicílio FREauzino (veja abaixo quem foi ele).
Na abertura da programação houve shows do cantor evangélico Léo Fonseca e do cantor católico Tony Alysson. Houve ainda espaço destinado para as crianças e também aconteceu a Feira Sabor & Arte.
Em seu discurso, o prefeito Rogério Troncoso destacou a importância de trazer os cantores morrinhenses para a noite especial que marcou a reinauguração da Praça além de reforçar o local como um espaço voltado à oração. “Léo e Tony são filhos de Morrinhos e nada melhor do que a presença deles para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas e por guiar nosso trabalho. Morrinhos é terra de gente acolhedora, ordeira e religiosa”, declarou comentando também sobre a participação da família do senhor Lucílio, fundador da Casa Lotérica Cruzmaltina e homenageado com o nome da Praça Pública por meio do Projeto de Lei nº 2.463 de 20 de setembro de 2008.
Fotos: Rui Leite
Quem foi Lucicílio Frauzino Pereira: morrinhense homenageado com nome da Praça do Morro do Catraca
Lucicílio Frauzino Pereira nasceu em 08 de julho de 1920 no município de Morrinhos. Foi criado, com muito amor, pelo pai Evaristo Frauzino Pereira e sua mãe Alzira Frauzino Pereira Quinta. Era irmão de José, Hugo, Irene, Diná, Miguel e Humberto com quem mantinha uma relação de respeito e união. De fé católica, tinha a sua família como exemplo de cristãos e servos de Deus.
A história de seu nome causou boas risadas em seu genitor, pois o mesmo havia escolhido através de leitura em jornal de grande circulação da época. Lucílio era a grafia correta, que foi erroneamente registrada pelo cartório de Lucicílio. Esse fato ficou marcado no coração de todos e foi mais um motivo de alegria na família.
Desde criança era caridoso, inteligente e gostava de futebol. Trabalhou em empresa de iluminação de propriedade do Doutor Silvio de Melo e como contabilista do Cine Hollywood, na época administrado por dona Fiica. Conhecido por toda cidade, gostava de pedalar sua famosa bicicleta e conversar com amigos. Por onde passava deixava seus bons gestos.
Casou-se com Salvina Frauzino Pereira em 23 de setembro de 1942 na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Juntos tiveram sabedoria para cuidar dos sete filhos: Maria Lucy, Maria Luíza, Vasco, Maria de Lourdes, Lucicílio Filho, Ademir, Edivaldo (Vavá). A escolha de dois nomes (Vasco e Vavá), deve-se a imensa paixão pelo Vasco Futebol Clube homenageando o time e um jogador famoso.
Pertenceu a geração que atuava na Congregação Mariana de Morrinhos. Boa parte de sua trajetória de vida atuou como comerciante/empresário. Abriu à Livraria Cruzmaltina e posteriormente a tradicional Casa Lotérica Cruzmaltina. O nome de ambas, mais uma vez, em amor do time do seu coração. Conhecido por senhor Lucí, era carinhosamente respeitado pelo homem de caráter e seriedade para com seu próximo. Gostava de colaborar com ações sociais em prol dos necessitados.
Chegou a conhecer o Estádio São Januário considerado como sede oficial do Vasco da Gama. Teve a oportunidade de ver a equipe entrar em campo por algumas vezes. Entre seus passeios preferidos, estavam a visitação na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e o canal de comunicação da Rede Vida. Cercado de amigos, contava suas histórias e sempre falava da importância da família para seu crescimento.
Faleceu em 08 de fevereiro de 2007 deixando um legado de superação, disciplina e fé em Deus. Senhor Lucí deixou saudades nos seus familiares, colegas de trabalho, vizinhos e amigos. Aos 20 dias do mês de setembro do ano de 2008, recebeu homenagem com seu nome gravado em prédio público, por meio do projeto de Lei nº 2.463/08 de autoria do vereador Sabará Medeiros e de sanção do prefeito Rogério Troncoso. A partir da data, a Praça do Morro do Catraca eternizou sua memória.
Hoje, dia 22 novembro, sua família estará presente na solenidade de reinauguração do local com a construção de espaço religioso mantido nas curvas naturais do morro e a vegetação do cerrado preservada. Projetado pela arquiteta Fernanda Castro, da Assessoria de Planejamento da Prefeitura de Morrinhos, a obra possui seis praças interligadas a uma central. A proposta chama os visitantes à contemplação, além de livre circulação para caminhada e aproveitamento da área com 25.718m². Os recursos da obra de infraestrutura foram próprios do município e contaram com o apoio do governo estadual, através do trabalho do deputado Francisco Oliveira.
Curtir isso:
Curtir Carregando...