Jornal do Peninha

Opinião e informação

Procissão do Fogaréu reúne cerca de 20 mil pessoas na cidade de Goiás

Governador Caiado prestigiou evento 

Procissão do Fogaréu reúne cerca de 20 mil pessoas na cidade de GoiásFESTIVIDADE REUNIU CERCA DE 20 MIL PESSOAS (FOTO: LEOIRAN)

 

AR

 

Realizada há 279 anos, a Procissão do Fogaréu reuniu cerca de 20 mil pessoas na cidade de Goiás na madrugada desta quinta-feira (28/3). A manifestação religiosa foi acompanhada pelo governador Ronaldo Caiado e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, ao lado de fiéis, turistas e moradores da antiga capital.
 
“É muito lindo apreciar essa tradição, uma das mais reconhecidas do país”, destacou o governador. “É a nossa cultura e história, que tive a felicidade de acompanhar desde a infância. Me apego e sempre realço nosso respeito às tradições no cenário nacional”, completou Caiado. Segurando uma tocha, ele participou de todo o percurso da encenação de caçada e prisão de Jesus Cristo.
 
Neste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), investiu R$ 260 mil na realização da Semana Santa na Cidade de Goiás pelo Programa Goyazes, com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O valor foi destinado para custear gastos como: limpeza, figurino, decoração, equipe de produção e acessibilidade, além de serviços de reparos e manutenção da fanfarra.

Ronaldo Caiado participou de todo o percurso (Foto: Hegon Corrêa)
 

Gracinha Caiado, que visitou os organizadores do evento na tarde de quarta-feira (27/3), ressaltou o repasse às entidades. “Todas foram atendidas. Conseguimos fazer mais roupas e aquisição de tochas e querosene. As pessoas são voluntárias, mas muitas delas são carentes. As passadeiras que trabalham, e que fariam isso mesmo se não tivessem o recurso, estão recebendo”, comemorou.

Manifestação cultural
A Procissão do Fogaréu, realizada desde 1745 na antiga capital do estado, é uma manifestação cultural trazida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação reproduz a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, que caminham descalços pelas ruas de pedra da cidade, com vestes longas de cores vibrantes, chapéus pontudos e segurando tochas. O evento é marcado por muita emoção por todos os espectadores. Em 2023, a festividade foi sancionada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

A primeira-dama Gracinha Caiado destacou as ações do governo em apoio ao evento (Foto: Hegon Corrêa) 


Uma grande novidade neste ano da Semana Santa na cidade de Goiás é a acessibilidade. Com os recursos investidos por parte do Governo de Goiás foram contratados intérpretes de libras para as cerimônias e criadas áreas reservadas, próximas aos palcos das celebrações e atrações, destinadas ao acesso de pessoas idosas, com deficiência, gestantes e lactantes.