Senado dos EUA inicia julgamento de Trump

        • Home
        • Notícias
        • Coluna Do Peninha
        • Senado dos EUA inicia julgamento de Trump
        Governo de Goiás inaugura sede do Grupo de Repressão a Estupros
        10/02/2021
        ‘Ou Aécio passa a fazer oposição a Bolsonaro ou pede para se retirar do PSDB’, diz
        11/02/2021
        Publicado por Peninha on 11/02/2021
        Categorias
        • Coluna Do Peninha
        Tags

        (Osaka - Japão, 28/06/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante Reunião bilateral com o senhor Donald J. Trump, Presidente dos Estados Unidos da América. Foto: Alan Santos / PR

        Autores do impeachment apresentam argumentos

        (Agência Estado)

        Os autores do impeachment contra o ex-presidente americano Donald Trump começam a apresentar seus argumentos nesta quarta-feira, 10, no segundo julgamento no Senado em um ano. Deputados democratas devem usar a oportunidade para apresentar uma conexão direta entre o comportamento de Trump e a invasão do Capitólio no dia 6 de janeiro, que resultou em seis mortes. O desafio dos autores será persuadir os senadores republicanos, do mesmo partido do ex-presidente, a votar pela condenação.

        Os procedimentos de abertura do processo na terça-feira, 9, deram indícios da lealdade do Partido Republicano a Trump e a alta probabilidade de que ele seja absolvido. Apenas seis senadores republicanos votaram em conjunto com os democratas na terça e admitiram a possibilidade de julgar Trump, apesar de ele ter deixado a presidência. Para condená-lo, seria necessário que 17 republicanos aderissem ao bloco democrata, que tem 50 senadores.

        Após o Senado decidir que o processo é constitucional, o julgamento tem início com as sustentações orais a partir das 14h no horário de Brasília (meio-dia em Washington). Os deputados que assinam o pedido de impeachment, que agora atuam como promotores, abrem a sessão e serão seguidos pelos advogados de Trump.

        A sessão de terça-feira serviu como prévia dos argumentos que os autores devem apresentar contra Trump, que é acusado de “incitar insurreição” pelo seu papel no episódio que resultou no ataque à sede do Congresso americano. Em sua apresentação na terça, o deputado Jamie Raskin, democrata de Maryland, exibiu um vídeo de 13 minutos com a intenção de forçar os republicanos a levar em consideração a violência que ocorreu no Capitólio.

        O vídeo mostra trechos do discurso de Trump no dia 6 de janeiro, seguida de cenas em que seus apoiadores invadem o prédio, causando estragos até chegar ao plenário do Senado, onde o julgamento de impeachment agora é conduzido. “Este não pode ser o futuro da América”, disse Raskin.

        “Não podemos ter presidentes que incitam e mobilizam a violência de uma multidão contra nosso governo e nossas instituições porque se recusam a aceitar a vontade do povo sob a Constituição dos Estados Unidos.” A expectativa é que o julgamento avance rapidamente, com uma votação para condenar ou absolver Trump até o fim de semana.

        Share
        0
        Peninha
        Peninha

        Artigos Relacionados

        28/05/2022

        Dia D de vacinação contra gripe e sarampo terá 42 pontos em Goiânia


        Leia mais
        27/05/2022

        Kajuru usa tribuna do Senado para criticar pedágios no Brasil: “Serviço que deixa a desejar”


        Leia mais
        27/05/2022

        Governo de Goiás inicia reforma dos banheiros do Estádio Serra Dourada


        Leia mais

        Deixe um comentário Cancelar resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

        Jornal Do Peninha Opinião e Informação

        Site Gerenciado por  KIMBER WEB

        Close